À segunda foi de vez. O “homem voador” atravessou o Canal da Mancha

Franky Zapata conseguiu atravessar o canal da Mancha, em cerca de 20 minutos, com o seu ‘flyboard’, plataforma voadora que permite que uma pessoa seja impulsionada por cinco pequenos reatores numa mochila.

Apelidado de “homem voador”, Franky Zapata, de 40 anos, descolou na localidade francesa de Sangatte, no departamento de Pas-de-Calais, às 08h16 locais, e aterrou, cerca de 20 minutos depois, em Saint Margaret’s Bay, Inglaterra, atravessando assim os 35 quilómetros que separam as duas costas.

Os 20 minutos que demorou a atravessar o Canal da Mancha incluíram uma paragem numa embarcação para reabastecer o depósito de combustível que alimenta os cinco pequenos reatores transportados na mochila.

Em dez dias, esta foi a segunda tentativa do inventor francês para atravessar o Canal da Mancha, já que da primeira vez, no dia 25 de julho, falhou devido às ondas que sacudiram a plataforma onde deveria ligar uma mangueira para reabastecimento, tendo sido resgatado ileso por outra embarcação.

O objetivo inicial de Franky Zapata, que já foi também campeão mundial de ‘jet ski’, era conseguir este feito no mesmo dia em que se comemorava 110 anos da primeira travessia em avião no Canal da Mancha, protagonizada pelo francês Louis Blériot.

Assim que aterrou em Saint Margaret’s Bay, Zapata admitiu estar cansado, a precisar de mas que, nos últimos cinco quilómetros da viagem, à medida que via a costa a aproximar-se, sentiu “um grande prazer”.

https://twitter.com/frankyzapata/status/1157926505370083328

Depois da primeira tentativa, Zapata teve que voltar à sua oficina perto de Marselha, em França, para consertar o aparelho que sofreu danos na sequência da aterragem falhada.

Desportista de alta competição, natural de Marselha, Zapata desenvolveu o seu ‘flyboard’ com o apoio do Exército francês, que poderá usar a máquina em operações especiais em áreas urbanas.

A apresentação da invenção aconteceu a 14 de julho, durante o tradicional desfile militar do Dia da Bastilha, em que realizou um voo de demonstração na Praça da Concórdia, na Avenida dos Campos Elísios, onde aterrou junto ao Presidente francês, Emmanuel Macron.

A “máquina voadora” permite voar de pé a uma velocidade de até 190 quilómetros por hora e tem autonomia para cerca de dez minutos.

Durante uma demonstração das forças especiais, em 2018, o “Flyboard Air” foi usado como uma plataforma para um francoatirador posicionado em apoio a grupos de comando para o assalto de barcos no Sena.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …