À segunda foi de vez. O “homem voador” atravessou o Canal da Mancha

Franky Zapata conseguiu atravessar o canal da Mancha, em cerca de 20 minutos, com o seu ‘flyboard’, plataforma voadora que permite que uma pessoa seja impulsionada por cinco pequenos reatores numa mochila.

Apelidado de “homem voador”, Franky Zapata, de 40 anos, descolou na localidade francesa de Sangatte, no departamento de Pas-de-Calais, às 08h16 locais, e aterrou, cerca de 20 minutos depois, em Saint Margaret’s Bay, Inglaterra, atravessando assim os 35 quilómetros que separam as duas costas.

Os 20 minutos que demorou a atravessar o Canal da Mancha incluíram uma paragem numa embarcação para reabastecer o depósito de combustível que alimenta os cinco pequenos reatores transportados na mochila.

Em dez dias, esta foi a segunda tentativa do inventor francês para atravessar o Canal da Mancha, já que da primeira vez, no dia 25 de julho, falhou devido às ondas que sacudiram a plataforma onde deveria ligar uma mangueira para reabastecimento, tendo sido resgatado ileso por outra embarcação.

O objetivo inicial de Franky Zapata, que já foi também campeão mundial de ‘jet ski’, era conseguir este feito no mesmo dia em que se comemorava 110 anos da primeira travessia em avião no Canal da Mancha, protagonizada pelo francês Louis Blériot.

Assim que aterrou em Saint Margaret’s Bay, Zapata admitiu estar cansado, a precisar de mas que, nos últimos cinco quilómetros da viagem, à medida que via a costa a aproximar-se, sentiu “um grande prazer”.

https://twitter.com/frankyzapata/status/1157926505370083328

Depois da primeira tentativa, Zapata teve que voltar à sua oficina perto de Marselha, em França, para consertar o aparelho que sofreu danos na sequência da aterragem falhada.

Desportista de alta competição, natural de Marselha, Zapata desenvolveu o seu ‘flyboard’ com o apoio do Exército francês, que poderá usar a máquina em operações especiais em áreas urbanas.

A apresentação da invenção aconteceu a 14 de julho, durante o tradicional desfile militar do Dia da Bastilha, em que realizou um voo de demonstração na Praça da Concórdia, na Avenida dos Campos Elísios, onde aterrou junto ao Presidente francês, Emmanuel Macron.

A “máquina voadora” permite voar de pé a uma velocidade de até 190 quilómetros por hora e tem autonomia para cerca de dez minutos.

Durante uma demonstração das forças especiais, em 2018, o “Flyboard Air” foi usado como uma plataforma para um francoatirador posicionado em apoio a grupos de comando para o assalto de barcos no Sena.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …