Homem com gasolina e arma de brincar sequestrou autocarro no Rio de Janeiro. Acabou abatido

Um homem armado fez vários reféns num autocarro no Rio de Janeiro, no Brasil. Identificando-se como polícia militar, o sequestrador entrou no veículo com gasolina e com uma arma que se veio a revelar ser um brinquedo. Acabou por ser abatido pela polícia. 

O incidente ocorreu cerca das 6 horas locais (10 horas em Lisboa) e o assaltante ter-se-á apresentado como elemento da polícia militar quando ordenou a paragem do autocarro, imobilizando a viatura no tabuleiro da travessia da Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.

Ao cabo de cerca de três horas e depois de ter libertado seis reféns, o sequestrador acabou por ser baleado pela polícia militar. Foi num momento em que saiu do autocarro para atirar um saco às autoridades.

O homem foi atingido por um atirador de elite da polícia e acabou por ser dado como morto ainda no local, conforme avança a Globo. De acordo com a estação de televisão, o sequestrador tinha uma arma de brincar.

Não se conhece ainda a motivação do sequestrador.

Enquanto decorria o sequestro, a porta-voz da Polícia Rodoviária Federal, Sheila Sena, citada por vários media brasileiros, referiu que o homem “se identificou como policial militar”. “Ele parou o ônibus [autocarro] da Galo Branco na Ponte Rio-Niterói” e ameaçou despejar “gasolina no ônibus, colocando os passageiros em perigo”, realçou Sheila Sena.

As negociações levadas a cabo pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) ainda motivaram a libertação de seis reféns. Mas, ao cabo de pouco mais de três horas, o sequestro terminou com a morte do atirador.

Não houve mais feridos entre os cerca de 30 passageiros do autocarro.

O caso provocou um grande constrangimento de trânsito naquele que é um dos principais acessos do Rio de Janeiro, sobre a baía de Guanabara, que tem já vários problemas de mobilidade.

A Globo anunciou “81 quilómetros de engarrafamentos” devido ao sequestro, frisando que “a média de congestionamentos nas últimas três semanas é de 49 quilómetros”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Às 09:04hs (Brasília/BR) um atirador de elite da pm do Rio faz disparos e mata o sequestrador.
    Nenhum dos 31 reféns saiu ferido.

RESPONDER

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …