Homem com gasolina e arma de brincar sequestrou autocarro no Rio de Janeiro. Acabou abatido

Um homem armado fez vários reféns num autocarro no Rio de Janeiro, no Brasil. Identificando-se como polícia militar, o sequestrador entrou no veículo com gasolina e com uma arma que se veio a revelar ser um brinquedo. Acabou por ser abatido pela polícia. 

O incidente ocorreu cerca das 6 horas locais (10 horas em Lisboa) e o assaltante ter-se-á apresentado como elemento da polícia militar quando ordenou a paragem do autocarro, imobilizando a viatura no tabuleiro da travessia da Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.

Ao cabo de cerca de três horas e depois de ter libertado seis reféns, o sequestrador acabou por ser baleado pela polícia militar. Foi num momento em que saiu do autocarro para atirar um saco às autoridades.

O homem foi atingido por um atirador de elite da polícia e acabou por ser dado como morto ainda no local, conforme avança a Globo. De acordo com a estação de televisão, o sequestrador tinha uma arma de brincar.

Não se conhece ainda a motivação do sequestrador.

Enquanto decorria o sequestro, a porta-voz da Polícia Rodoviária Federal, Sheila Sena, citada por vários media brasileiros, referiu que o homem “se identificou como policial militar”. “Ele parou o ônibus [autocarro] da Galo Branco na Ponte Rio-Niterói” e ameaçou despejar “gasolina no ônibus, colocando os passageiros em perigo”, realçou Sheila Sena.

As negociações levadas a cabo pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) ainda motivaram a libertação de seis reféns. Mas, ao cabo de pouco mais de três horas, o sequestro terminou com a morte do atirador.

Não houve mais feridos entre os cerca de 30 passageiros do autocarro.

O caso provocou um grande constrangimento de trânsito naquele que é um dos principais acessos do Rio de Janeiro, sobre a baía de Guanabara, que tem já vários problemas de mobilidade.

A Globo anunciou “81 quilómetros de engarrafamentos” devido ao sequestro, frisando que “a média de congestionamentos nas últimas três semanas é de 49 quilómetros”.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Às 09:04hs (Brasília/BR) um atirador de elite da pm do Rio faz disparos e mata o sequestrador.
    Nenhum dos 31 reféns saiu ferido.

RESPONDER

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …