O “segundo homem mais perigoso em Itália” foi detido ao fim de 14 anos em fuga

Marco Di Lauro, o quarto filho de Paolo Di Lauro, antigo líder da Camorra (máfia napolitana), estava fugido há 14 anos. Este sábado foi apanhado pela polícia.

Estava sentado, com os dois gatos à sua volta, a comer um prato de massa no seu modesto apartamento, no bairro de Chiaiano, no sul de Nápoles, quando a política entrou e o deteve, sem violência, numa operação que mobilizou 150 oficiais, escreve o jornal italiano Il Mattino.

A detenção foi acompanhada não só pelos media italianos, como por populares que aplaudiram as forças policiais.

Também o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte elogiou o desempenho da polícia na detenção daquele que descreve como sendo um “super-fugitivo”. O ministro do Interior, Matteo Salvini, considerou esta “uma operação muito importante”.

Aos 38 anos, Di Lauro era tido pelos jornais italianos como “o segundo homem mais perigoso em Itália”, depois do chefe da máfia siciliana Matteo Messina Denaro. O mandado de prisão internacional para capturar Di Lauro foi emitido em 2006 — um homem que, segundo o The Guardian, era o quarto criminoso mais procurado no país.

Este sábado, Di Lauro foi detido, depois de uma “atividade pouco usual” ter servido de pista para a polícia, como assegurou Antonio De Iesu, chefe da polícia, numa conferência de imprensa. No modesto apartamento onde Di Lauro vivia com a mulher, as autoridades encontraram uma pequena quantia de dinheiro. Não havia armas na casa.

Paolo Di Lauro, o pai do fugitivo detido este fim de semana, está preso desde 2005. Acredita-se que Marco de Lauro, que escapou às autoridades em 2004 e que poderá estar envolvido em quatro mortes em 2010, era quem estava à frente do clã Di Lauro, um dos mais poderosos da Camorra.

Pelo menos 130 pessoas morreram numa sangrenta disputa de poder depois de o clã Amato-Pagano se ter separado do clã Di Lauro. Marco Di Lauro, conhecido dentro da família pelo código F4 para “quarto filho”, tinha nove irmãos e uma irmã. Atualmente, todos estão ou na prisão ou mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …