O “segundo homem mais perigoso em Itália” foi detido ao fim de 14 anos em fuga

Marco Di Lauro, o quarto filho de Paolo Di Lauro, antigo líder da Camorra (máfia napolitana), estava fugido há 14 anos. Este sábado foi apanhado pela polícia.

Estava sentado, com os dois gatos à sua volta, a comer um prato de massa no seu modesto apartamento, no bairro de Chiaiano, no sul de Nápoles, quando a política entrou e o deteve, sem violência, numa operação que mobilizou 150 oficiais, escreve o jornal italiano Il Mattino.

A detenção foi acompanhada não só pelos media italianos, como por populares que aplaudiram as forças policiais.

Também o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte elogiou o desempenho da polícia na detenção daquele que descreve como sendo um “super-fugitivo”. O ministro do Interior, Matteo Salvini, considerou esta “uma operação muito importante”.

Aos 38 anos, Di Lauro era tido pelos jornais italianos como “o segundo homem mais perigoso em Itália”, depois do chefe da máfia siciliana Matteo Messina Denaro. O mandado de prisão internacional para capturar Di Lauro foi emitido em 2006 — um homem que, segundo o The Guardian, era o quarto criminoso mais procurado no país.

Este sábado, Di Lauro foi detido, depois de uma “atividade pouco usual” ter servido de pista para a polícia, como assegurou Antonio De Iesu, chefe da polícia, numa conferência de imprensa. No modesto apartamento onde Di Lauro vivia com a mulher, as autoridades encontraram uma pequena quantia de dinheiro. Não havia armas na casa.

Paolo Di Lauro, o pai do fugitivo detido este fim de semana, está preso desde 2005. Acredita-se que Marco de Lauro, que escapou às autoridades em 2004 e que poderá estar envolvido em quatro mortes em 2010, era quem estava à frente do clã Di Lauro, um dos mais poderosos da Camorra.

Pelo menos 130 pessoas morreram numa sangrenta disputa de poder depois de o clã Amato-Pagano se ter separado do clã Di Lauro. Marco Di Lauro, conhecido dentro da família pelo código F4 para “quarto filho”, tinha nove irmãos e uma irmã. Atualmente, todos estão ou na prisão ou mortos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …