Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los online.

De acordo com a BBC, o homem filmava com um telemóvel escondido no bolso exterior da mochila e chegou a publicar 283 vídeos em sites de pornografia, acumulando milhões de visualizações. Muitas das 555 vítimas – algumas delas menores de idade – foram alvo do acusado no metro de Madrid.

Segundo o jornal espanhol El País, o homem operava em ruas movimentadas e nos transportes públicos. O detido também praticava as ações em supermercados, chegando até a ir de encontro com as vítimas para conseguir imagens mais “claras”.

O detido vivia no distrito de Usera, no sul da capital espanhola, e trabalhava num depósito no município de Pinto. Aproveitava as suas viagens no transporte público para gravar todas as mulheres que podia e usava o seu tempo livre para produzir os vídeos. O homem morava sozinho.

O chefe de polícia encarregado das investigações relacionadas à tecnologia, Roberto Fernández, explicou que o homem tinha uma “aparência normal” e uma vida tranquila, que não levantava suspeitas sobre as suas atividades ilícitas.

“As mulheres nunca perceberam que ele estava a filmar”, explicou a polícia. “No máximo, ficavam incomodadas por ter a mochila tão perto delas e iam embora. Ele tinha experiência, ganhou confiança e assumiu mais riscos”, acrescentou o chefe de polícia.

Os primeiros vídeos foram colocados no verão de 2018 e desde então o homem começou a produzi-los de forma diária. A Polícia Nacional espanhola estava a investigar o caso desde o verão passado e fez a detenção em flagrante delito, enquanto era filmado mais um vídeo sob a saia de uma mulher no metro.

Numa publicação no Twitter, a força policial chegou a defini-lo como “um dos maiores predadores da privacidade das mulheres”. Foram apreendidos um computador portátil e diversos discos rígidos com centenas de vídeos.

https://twitter.com/policia/status/1164076649446592512

As autoridades estiveram em contacto com possíveis vítimas, que apresentaram queixas contra o homem, que agora enfrentará acusações de violação de privacidade, bem como abuso, prostituição e corrupção de menores.

Em Espanha, upskirting – como é chamado o crime por filmar mulheres por baixa da saia – é considerado abuso sexual e os arguidos podem ser condenados a cumprir pena de prisão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …