Homem decapitado e vários feridos em ataque terrorista em França

Uma fábrica de gás de Lyon, em França, foi atacada por alegados terroristas do Estado Islâmico. Foi encontrada uma pessoa decapitada e há vários feridos, depois de diversas explosões. Cerca de seis meses depois dos ataques ao Charlie Hebdo, a França vive de novo a ameaça terrorista.

O ataque ocorreu em Saint-Quentin-Fallavier, no norte de Isère, na cidade de Lyon, um pouco antes das 10 da manhã em França (quase 9h em Portugal). Terá sido levado a cabo por um ou dois homens, conforme os primeiros relatos divulgados pela comunicação social francesa.

O jornal Le Figaro relata a entrada de um homem com uma bandeira do Estado Islâmico no interior da fábrica, sublinhando que ele fez explodir várias botijas de gás.

Foi também encontrado um homem decapitado nas imediações da fábrica. A Agência France Presse acrescenta que a cabeça decapitada estaria coberta com inscrições em árabe e que estaria pendurada numa vedação.

Entretanto, um bombeiro, deslocado para o local, travou um presumível autor do atentado que já foi detido e várias outras pessoas estão sob custódia policial, no âmbito da investigação.

O suspeito detido foi identificado como sendo Yassin Salhi, um homem de 35 anos que viveria numa localidade perto de Lyon, conforme sublinhou o Ministro do Interior Bernard Cazeneuve, que já esteve no local do atentado, em declarações divulgadas pelo Le Monde.

Este suspeito não terá antecedentes criminais, mas terá sido inserido num ficheiro de elementos “radicalizados”, em 2006, para ser “objecto de atenção”, mas sem que se lhe conhecessem contactos com terroristas, explica Bernard Cazeneuve citado pelo Le Monde.

Em 2008, terá mesmo deixado de estar inserido nessa ficha de investigação.

Haverá já dois feridos ligeiros confirmados, mas o número poderá ainda aumentar.

O Le Figaro também nota que 40 funcionários da fábrica foram evacuados e que o primeiro-ministro Manuel Valls, de visita à América do Sul, terá ordenado a “vigilância reforçada” em toda a região.

Foram entretanto divulgadas as primeiras imagens das imediações da fábrica que dão conta do aparato policial e do significativo número de ambulâncias destacado para acompanhar a situação.

Este episódio de violência acontece cerca de seis meses depois da sucessão de ataques terroristas em Paris que começaram no jornal Charlie Hebdo e que provocaram 17 mortes.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se há país na Europa que “merece” atentados islâmicos, esse país é a França ! Autorizou a entrada no espaço Schengen de 3 milhões de islâmicos não integrados, mas numa lógica e multiculturalismo, permitindo guetos, mesquitas, e “áreas libertadas” em território françês.
    O resultado está aí. E o pior está para vir quando o partido de Le Pen tiver uma maioria para governar.
    Hollande, o pior e mais fraco presidente que a França já teve, parece um tontinho sem saber que medidas tomar.
    A Liberdade e Democracia funcionam bem quando todos a amam e querem.

RESPONDER

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …