Um homem, um cão e um cavalo foram encontrados num raro barco funerário viking

Os arqueólogos que encontraram estes barcos funerários dizem que esta é uma descoberta notável e indica ter-se tratado da sepultura de um homem de classe alta.

Dois barcos funerários extremamente raros foram encontrados em Uppsala, na Suécia. Um deles estava ainda intacto e continha os restos mortais em boas condições de preservação de um homem, um cão e um cavalo.

“Esta é uma escavação única. A última escavação deste tipo na Velha Uppsala foi há quase 50 anos”, diz Anton Seiler of Swedish, arqueólogo da The Archaeologists citado pelo Science Alert.

Os barcos funerários já foram encontrados um pouco por toda a Europa, sobretudo nos países escandinavos, mas isso não significa que sejam algo frequente. Aliás, os investigadores acreditam que fossem reservados apenas para altos escalões da sociedade. A adição de animais também não era incomum.

Estas sepulturas datam normalmente da Idade do Ferro, por volta de 550 E.C., até ao final da Era Viking, em 1050 E.C. Em toda a Suécia, apenas dez destes barcos funerários foram encontrados anteriormente, e nem todos nas melhores condições, por isso a nova descoberta é muito importante, especialmente quando um deles está intacto.

Os dois barcos foram encontrados na Velha Uppsala, também chamada de Gamla Uppsala, por acidente. A equipa de arqueólogos estava a trabalhar no local de um novo vicariato em construção e, após terem escavado um poço medieval e uma cave, alguém viu uma das sepulturas do barco a aparecer por baixo de uma estrutura mais recente.

Os arqueólogos precisaram de um mês para escavar e chegar aos dois barcos. Um estava significativamente danificado, provavelmente por causa da construção da cave por cima dele, no século XVI.

Além do homem e dos animais encontrados na sepultura intacta, também foram descobertas armas – uma espada, um escudo e uma lança – bem como um pente ornamentado e madeira e pregos do próprio barco.

“É extremamente entusiasmante para nós ter encontrado esta sepultura, uma vez que estes barcos funerários são raramente encontrados. Agora podemos usar a ciência moderna e outros métodos para gerar novos resultados, hipóteses e respostas”, diz Seiler.

Enquanto isso, partes desta descoberta vão estar em exposição no Museu de Gamla Uppsala e no Museu de História Sueco, em Estocolmo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …