Um homem, um cão e um cavalo foram encontrados num raro barco funerário viking

Os arqueólogos que encontraram estes barcos funerários dizem que esta é uma descoberta notável e indica ter-se tratado da sepultura de um homem de classe alta.

Dois barcos funerários extremamente raros foram encontrados em Uppsala, na Suécia. Um deles estava ainda intacto e continha os restos mortais em boas condições de preservação de um homem, um cão e um cavalo.

“Esta é uma escavação única. A última escavação deste tipo na Velha Uppsala foi há quase 50 anos”, diz Anton Seiler of Swedish, arqueólogo da The Archaeologists citado pelo Science Alert.

Os barcos funerários já foram encontrados um pouco por toda a Europa, sobretudo nos países escandinavos, mas isso não significa que sejam algo frequente. Aliás, os investigadores acreditam que fossem reservados apenas para altos escalões da sociedade. A adição de animais também não era incomum.

Estas sepulturas datam normalmente da Idade do Ferro, por volta de 550 E.C., até ao final da Era Viking, em 1050 E.C. Em toda a Suécia, apenas dez destes barcos funerários foram encontrados anteriormente, e nem todos nas melhores condições, por isso a nova descoberta é muito importante, especialmente quando um deles está intacto.

Os dois barcos foram encontrados na Velha Uppsala, também chamada de Gamla Uppsala, por acidente. A equipa de arqueólogos estava a trabalhar no local de um novo vicariato em construção e, após terem escavado um poço medieval e uma cave, alguém viu uma das sepulturas do barco a aparecer por baixo de uma estrutura mais recente.

Os arqueólogos precisaram de um mês para escavar e chegar aos dois barcos. Um estava significativamente danificado, provavelmente por causa da construção da cave por cima dele, no século XVI.

Além do homem e dos animais encontrados na sepultura intacta, também foram descobertas armas – uma espada, um escudo e uma lança – bem como um pente ornamentado e madeira e pregos do próprio barco.

“É extremamente entusiasmante para nós ter encontrado esta sepultura, uma vez que estes barcos funerários são raramente encontrados. Agora podemos usar a ciência moderna e outros métodos para gerar novos resultados, hipóteses e respostas”, diz Seiler.

Enquanto isso, partes desta descoberta vão estar em exposição no Museu de Gamla Uppsala e no Museu de História Sueco, em Estocolmo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …