Vikings eram enterrados ao lado de utensílios de cozinha

A diferença de géneros na era dos Vikings estava longe de ser tão marcada como a dos dias de hoje. Em casa, tanto mulheres como homens tinham tarefas equitativamente distribuídas.

A suposição de que na era dos Vikings havia um grande fosse de género entre homens e mulheres está longe de estar correta. De acordo com uma arqueologista norueguesa, homens e mulheres eram muitas vezes enterrados com os mesmos adereços, como por exemplo utensílios de cozinha.

“A chave é um bom exemplo. Muitas vezes, é considerada o símbolo de uma dona de casa. No entanto, quase tantos túmulos de homens tinham chaves como as sepulturas das mulheres”, explicou a arqueóloga Marianne Moen.

Ao contrário do que pensa, Moen conta que os homens tinham a mesma probabilidade do que as mulheres de serem enterrados com utensílios de cozinha, como pratos e copos. Aliás, das sepulturas encontradas pelo arqueóloga, havia mais de homens com este tipo de itens do que de mulheres.

“A minha interpretação é que os utensílios de cozinha sugerem hospitalidade. Isso foi muito importante durante os tempos Viking”, disse Moen, embora outros interpretem de forma diferente.

Alguns, como o arqueólogo Frans-Arne Stylegar, acreditam que só porque os homens eram enterrados com material de cozinha, não significava que seriam eles a cozinhar. “É difícil traduzir a pessoa idealizada nos costumes funerários em realidade histórica real. É quase uma questão filosófica”, explicou.

Por outro lado, Moen acredita que os objetos com os quais eram enterrados tinha uma maior relação com o que era a vida real naqueles tempos, como explica o Science Nordic. Stylegar deu o braço a torcer em alguns aspetos e, apesar de admitir que “já tinha essa impressão” que não havia grande diferença de género entre Vikings, assumiu que Moen “o mostra de uma maneira muito clara”.

Stylegar acredita ainda, de acordo com a sua experiência como arqueólogo, que os agricultores sentiam uma maior necessidade de demarcar o género nas sepulturas comparativamente a Vikings de uma superior estrato social.

A investigação de Moen mostra também que mais de 40% dos túmulos de homens continham jóias, como broches e contas. A arqueóloga quer mudar a forma como a sua área olha para os Vikings, apesar de reconhecer que mudar as perspetivas de outros arqueólogos não é tarefa fácil.

Dei de caras com um pouco de ceticismo. Existem muitos investigadores que estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho”, disse Moen.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Epá não há pachorra… Os Meetoos e os LGBT não se calam, porra! Que valente psicose esta das ideologias identitárias. Querem meter as teorias de género em tudo e mais um par de botas! É uma gente que só todos internados num manicómio.

    E depois vem sempre a boquinha “ah e tal, os investigadores actuais ainda estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho” – por amor de Deus, não se vê logo que isto é produto de campanhas ideológicas de género, que não desistem de querer impingir e endoutrinar as pessoas com a ideia fanática de que o género é uma construção social, algo que já foi mais do que provado cientificamente que não é nada assim. Mas que obsessão, que facciosismo.

    Estes anormais dos Meetoos e do Pride, querem por força reescrever a história, ignorar os dados científicos e endoutrinar as mentalidades. Vejam como andam a tentar levar a cabo lavagem cerebral das criancinhas nas escolas! Vejam como insistem em silenciar qualquer pessoa que lhes apresente estudos científicos ou que argumente de forma coerente contra as ideias deles. Uma gente que ergue a bandeira da diversidade ao mesmo tempo que autoritariamente silencia de forma raivosa e furiosa todo e qualquer que tenha uma opinião diversa da deles.

    Vão mas é ao Youtube ver a reportagem Norueguesa “Brainwashing”, que fala bem destas questões e do absurdo que estes energúmenos andam a fazer em termos de querer politizar o sexo e o género com as políticas identitárias.

  2. Vocês acham que guerreiros vikings, samurais, romanos é etc não se pegavam. Deixem de ser medrosos. Se vos conhecessestes de verdade, não estariam a se sentirem contrariados, ou ameaçados pelo que excetua-se a heteronormatividade.

RESPONDER

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …