Vikings eram enterrados ao lado de utensílios de cozinha

A diferença de géneros na era dos Vikings estava longe de ser tão marcada como a dos dias de hoje. Em casa, tanto mulheres como homens tinham tarefas equitativamente distribuídas.

A suposição de que na era dos Vikings havia um grande fosse de género entre homens e mulheres está longe de estar correta. De acordo com uma arqueologista norueguesa, homens e mulheres eram muitas vezes enterrados com os mesmos adereços, como por exemplo utensílios de cozinha.

“A chave é um bom exemplo. Muitas vezes, é considerada o símbolo de uma dona de casa. No entanto, quase tantos túmulos de homens tinham chaves como as sepulturas das mulheres”, explicou a arqueóloga Marianne Moen.

Ao contrário do que pensa, Moen conta que os homens tinham a mesma probabilidade do que as mulheres de serem enterrados com utensílios de cozinha, como pratos e copos. Aliás, das sepulturas encontradas pelo arqueóloga, havia mais de homens com este tipo de itens do que de mulheres.

“A minha interpretação é que os utensílios de cozinha sugerem hospitalidade. Isso foi muito importante durante os tempos Viking”, disse Moen, embora outros interpretem de forma diferente.

Alguns, como o arqueólogo Frans-Arne Stylegar, acreditam que só porque os homens eram enterrados com material de cozinha, não significava que seriam eles a cozinhar. “É difícil traduzir a pessoa idealizada nos costumes funerários em realidade histórica real. É quase uma questão filosófica”, explicou.

Por outro lado, Moen acredita que os objetos com os quais eram enterrados tinha uma maior relação com o que era a vida real naqueles tempos, como explica o Science Nordic. Stylegar deu o braço a torcer em alguns aspetos e, apesar de admitir que “já tinha essa impressão” que não havia grande diferença de género entre Vikings, assumiu que Moen “o mostra de uma maneira muito clara”.

Stylegar acredita ainda, de acordo com a sua experiência como arqueólogo, que os agricultores sentiam uma maior necessidade de demarcar o género nas sepulturas comparativamente a Vikings de uma superior estrato social.

A investigação de Moen mostra também que mais de 40% dos túmulos de homens continham jóias, como broches e contas. A arqueóloga quer mudar a forma como a sua área olha para os Vikings, apesar de reconhecer que mudar as perspetivas de outros arqueólogos não é tarefa fácil.

Dei de caras com um pouco de ceticismo. Existem muitos investigadores que estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho”, disse Moen.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Epá não há pachorra… Os Meetoos e os LGBT não se calam, porra! Que valente psicose esta das ideologias identitárias. Querem meter as teorias de género em tudo e mais um par de botas! É uma gente que só todos internados num manicómio.

    E depois vem sempre a boquinha “ah e tal, os investigadores actuais ainda estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho” – por amor de Deus, não se vê logo que isto é produto de campanhas ideológicas de género, que não desistem de querer impingir e endoutrinar as pessoas com a ideia fanática de que o género é uma construção social, algo que já foi mais do que provado cientificamente que não é nada assim. Mas que obsessão, que facciosismo.

    Estes anormais dos Meetoos e do Pride, querem por força reescrever a história, ignorar os dados científicos e endoutrinar as mentalidades. Vejam como andam a tentar levar a cabo lavagem cerebral das criancinhas nas escolas! Vejam como insistem em silenciar qualquer pessoa que lhes apresente estudos científicos ou que argumente de forma coerente contra as ideias deles. Uma gente que ergue a bandeira da diversidade ao mesmo tempo que autoritariamente silencia de forma raivosa e furiosa todo e qualquer que tenha uma opinião diversa da deles.

    Vão mas é ao Youtube ver a reportagem Norueguesa “Brainwashing”, que fala bem destas questões e do absurdo que estes energúmenos andam a fazer em termos de querer politizar o sexo e o género com as políticas identitárias.

  2. Vocês acham que guerreiros vikings, samurais, romanos é etc não se pegavam. Deixem de ser medrosos. Se vos conhecessestes de verdade, não estariam a se sentirem contrariados, ou ameaçados pelo que excetua-se a heteronormatividade.

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …