Vikings eram enterrados ao lado de utensílios de cozinha

A diferença de géneros na era dos Vikings estava longe de ser tão marcada como a dos dias de hoje. Em casa, tanto mulheres como homens tinham tarefas equitativamente distribuídas.

A suposição de que na era dos Vikings havia um grande fosse de género entre homens e mulheres está longe de estar correta. De acordo com uma arqueologista norueguesa, homens e mulheres eram muitas vezes enterrados com os mesmos adereços, como por exemplo utensílios de cozinha.

“A chave é um bom exemplo. Muitas vezes, é considerada o símbolo de uma dona de casa. No entanto, quase tantos túmulos de homens tinham chaves como as sepulturas das mulheres”, explicou a arqueóloga Marianne Moen.



Ao contrário do que pensa, Moen conta que os homens tinham a mesma probabilidade do que as mulheres de serem enterrados com utensílios de cozinha, como pratos e copos. Aliás, das sepulturas encontradas pelo arqueóloga, havia mais de homens com este tipo de itens do que de mulheres.

“A minha interpretação é que os utensílios de cozinha sugerem hospitalidade. Isso foi muito importante durante os tempos Viking”, disse Moen, embora outros interpretem de forma diferente.

Alguns, como o arqueólogo Frans-Arne Stylegar, acreditam que só porque os homens eram enterrados com material de cozinha, não significava que seriam eles a cozinhar. “É difícil traduzir a pessoa idealizada nos costumes funerários em realidade histórica real. É quase uma questão filosófica”, explicou.

Por outro lado, Moen acredita que os objetos com os quais eram enterrados tinha uma maior relação com o que era a vida real naqueles tempos, como explica o Science Nordic. Stylegar deu o braço a torcer em alguns aspetos e, apesar de admitir que “já tinha essa impressão” que não havia grande diferença de género entre Vikings, assumiu que Moen “o mostra de uma maneira muito clara”.

Stylegar acredita ainda, de acordo com a sua experiência como arqueólogo, que os agricultores sentiam uma maior necessidade de demarcar o género nas sepulturas comparativamente a Vikings de uma superior estrato social.

A investigação de Moen mostra também que mais de 40% dos túmulos de homens continham jóias, como broches e contas. A arqueóloga quer mudar a forma como a sua área olha para os Vikings, apesar de reconhecer que mudar as perspetivas de outros arqueólogos não é tarefa fácil.

Dei de caras com um pouco de ceticismo. Existem muitos investigadores que estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho”, disse Moen.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Epá não há pachorra… Os Meetoos e os LGBT não se calam, porra! Que valente psicose esta das ideologias identitárias. Querem meter as teorias de género em tudo e mais um par de botas! É uma gente que só todos internados num manicómio.

    E depois vem sempre a boquinha “ah e tal, os investigadores actuais ainda estão muito determinados na sua opinião sobre género no que toca a papéis relacionados ao trabalho” – por amor de Deus, não se vê logo que isto é produto de campanhas ideológicas de género, que não desistem de querer impingir e endoutrinar as pessoas com a ideia fanática de que o género é uma construção social, algo que já foi mais do que provado cientificamente que não é nada assim. Mas que obsessão, que facciosismo.

    Estes anormais dos Meetoos e do Pride, querem por força reescrever a história, ignorar os dados científicos e endoutrinar as mentalidades. Vejam como andam a tentar levar a cabo lavagem cerebral das criancinhas nas escolas! Vejam como insistem em silenciar qualquer pessoa que lhes apresente estudos científicos ou que argumente de forma coerente contra as ideias deles. Uma gente que ergue a bandeira da diversidade ao mesmo tempo que autoritariamente silencia de forma raivosa e furiosa todo e qualquer que tenha uma opinião diversa da deles.

    Vão mas é ao Youtube ver a reportagem Norueguesa “Brainwashing”, que fala bem destas questões e do absurdo que estes energúmenos andam a fazer em termos de querer politizar o sexo e o género com as políticas identitárias.

  2. Vocês acham que guerreiros vikings, samurais, romanos é etc não se pegavam. Deixem de ser medrosos. Se vos conhecessestes de verdade, não estariam a se sentirem contrariados, ou ameaçados pelo que excetua-se a heteronormatividade.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …