Homem que ateou fogo no Funchal acusado de três crimes de homicídio

Gregório Cunha / EPA

-

O homem de 23 anos suspeito de ter provocado o fogo, em agosto do ano passado, nos arredores do Funchal vai ser julgado pela prática de um crime de incêndio florestal agravado e três de homicídio.

De acordo com a informação disponibilizada no site da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o Ministério Público “requereu o julgamento em tribunal coletivo do arguido pela prática de um crime de incêndio florestal agravado e de três crimes de homicídio”.

O homem é natural da Madeira e está indiciado por, a 8 de agosto do ano passado, ter ateado fogo em mato na freguesia de São Roque, nos arredores do Funchal.

Este seu ato, “devido às condições atmosféricas que se faziam sentir e à continuidade arbustiva existente no local”, ocasionou a propagação do fogo “em diversas direções, durante três dias, consumindo uma área florestal de aproximadamente 1.928 hectares”, acrescenta a informação.

A PGDL adianta que o fogo destruiu “diferentes bens – residências, instalações industriais, quintas com valor urbanístico, ambiental e histórico, vida animal e manto herbácio” e, pela primeira vez, um incêndio com origem em área florestal “propagou-se até ao centro da cidade”.

“O incêndio provocou ainda a morte de três pessoas“, realça a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

O homem, que tem antecedentes criminais, foi detido pela Polícia Judiciária e, após interrogatório ocorrido a 10 de agosto, ficou a aguardar o desenrolar do inquérito em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional da Cancela.

O inquérito deste processo foi dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal do Funchal (DIAP), com a coadjuvação da PJ.

Em agosto, deflagrou na Madeira um incêndio florestal de grandes proporções, sobretudo nas serras sobranceiras ao Funchal, que provocaram três vítimas mortais, centenas de desalojados e mais de 300 imóveis ficaram danificados.

Também dizimou seis mil hectares e os prejuízos materiais foram avaliados pelo Governo Regional em 157 milhões de euros.

Um outro homem, de 50 anos, também acusado do crime de incêndio florestal na zona do Vale Paraíso, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz, ocorrido na mesma altura, já foi julgado, na passada semana, no tribunal de Instância Central da Comarca da Madeira. A leitura da sentença está agendada para a próxima sexta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …