Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história.

Segundo a cadeia televisiva CNN, esta situação só foi possível graças a Cecil Lockhart, que morreu aos 95 anos, no passado dia 4 de maio, e que se tornou assim o mais velho dador de órgãos na história dos Estados Unidos.

“Estamos incrivelmente orgulhosos por ter tornado possível esta histórica doação de órgãos”, disse, em comunicado, Susan Stuart, a presidente do Center for Organ Recovery & Education (CORE).

“Este marco no campo da transplantação é só mais um exemplo do nosso legado pioneiro e do nosso compromisso com a inovação, que, nos últimos 40 anos, deram a seis mil pessoas nos Estados Unidos a oportunidade de salvar a vida de outras 15 mil como dadoras de órgãos”, disse ainda.

A estação norte-americana conta que Lockhart quis tornar-se dador de órgãos depois do seu filho, Stanley, ter salvado 75 pessoas através da doação de tecidos e de ter restaurado a visão de outras duas com a doação de córneas, após a sua morte em 2010.

No seu funeral, a família pediu a todos os presentes que se inscrevessem como dadores de órgãos para homenagear a sua memória. Até fevereiro deste ano, nos Estados Unidos, mais de 107 mil pessoas estavam à espera de um transplante de órgão.

De acordo com a CNN, um único dador pode salvar até oito vidas através da doação do seu coração, dos dois pulmões, do fígado, do pâncreas, dos dois rins e dos intestinos.

Em Portugal, segundo explica a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), qualquer pessoa, ao falecer, é considerada um potencial dador de órgãos ou tecidos, “desde que, em vida, não se tenha manifestado contra esta possibilidade, nomeadamente através de inscrição no Registo Nacional de Não-Dadores”.

No entanto, explica a SPT, para que se possa proceder à doação de órgãos, é necessário reunir um conjunto de circunstâncias, nomeadamente “falecer num hospital”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …