Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história.

Segundo a cadeia televisiva CNN, esta situação só foi possível graças a Cecil Lockhart, que morreu aos 95 anos, no passado dia 4 de maio, e que se tornou assim o mais velho dador de órgãos na história dos Estados Unidos.

“Estamos incrivelmente orgulhosos por ter tornado possível esta histórica doação de órgãos”, disse, em comunicado, Susan Stuart, a presidente do Center for Organ Recovery & Education (CORE).

“Este marco no campo da transplantação é só mais um exemplo do nosso legado pioneiro e do nosso compromisso com a inovação, que, nos últimos 40 anos, deram a seis mil pessoas nos Estados Unidos a oportunidade de salvar a vida de outras 15 mil como dadoras de órgãos”, disse ainda.

A estação norte-americana conta que Lockhart quis tornar-se dador de órgãos depois do seu filho, Stanley, ter salvado 75 pessoas através da doação de tecidos e de ter restaurado a visão de outras duas com a doação de córneas, após a sua morte em 2010.

No seu funeral, a família pediu a todos os presentes que se inscrevessem como dadores de órgãos para homenagear a sua memória. Até fevereiro deste ano, nos Estados Unidos, mais de 107 mil pessoas estavam à espera de um transplante de órgão.

De acordo com a CNN, um único dador pode salvar até oito vidas através da doação do seu coração, dos dois pulmões, do fígado, do pâncreas, dos dois rins e dos intestinos.

Em Portugal, segundo explica a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), qualquer pessoa, ao falecer, é considerada um potencial dador de órgãos ou tecidos, “desde que, em vida, não se tenha manifestado contra esta possibilidade, nomeadamente através de inscrição no Registo Nacional de Não-Dadores”.

No entanto, explica a SPT, para que se possa proceder à doação de órgãos, é necessário reunir um conjunto de circunstâncias, nomeadamente “falecer num hospital”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …