/

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento.

Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de investigadores em holografia descobriu como criar sabres de luz com feixes luminosos reais.

De acordo com o Phys, os cientistas foram inspirados pela ficção científica. No entanto, as projeções às quais chegaram não possuem nenhum elemento gerado por computador e podem ser vistas de todos os ângulos.

“O que vemos nas cenas que criamos é real. Não há nada gerado por computador”, sublinhou o investigador Dan Smalley, principal autor do artigo científico publicado recentemente na Scientific Reports.

“Não é como nos filmes, onde os sabres de luz ou os torpedos de fotões nunca existiram no espaço físico. São reais, e se olhar para eles de qualquer ângulo, verá que existem naquele espaço”, acrescentou.

Em 2018, uma versão de holograma em que se projetava imagens estáticas já havia sido apresentada pela mesma equipa. Mas, agora, as imagens possuem representações animadas em três dimensões.

O desenvolvimento abre caminho para uma experiência imersiva onde as pessoas podem interagir com objetos virtuais semelhantes a holográficos.

“A maioria dos monitores 3D exige que olhe para uma tela. A nossa tecnologia permite-nos criar imagens que flutuam no espaço – e são físicas, não uma miragem”, disse Smalley. “Esta tecnologia pode possibilitar a criação de conteúdo animado vibrante que orbita, rasteja ou explode de objetos físicos do dia-a-dia.”

Os hologramas 3D comuns têm limitações relacionadas com o campo de visão projetado por telas, que dificultam a reprodução de imagens com clareza. Para corrigir esse problema, os investigadores substituíram as telas pelos próprios lasers. Desta forma, a projeção dos objetos na imagem ganha profundidade e realismo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.