Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento.

Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de investigadores em holografia descobriu como criar sabres de luz com feixes luminosos reais.

De acordo com o Phys, os cientistas foram inspirados pela ficção científica. No entanto, as projeções às quais chegaram não possuem nenhum elemento gerado por computador e podem ser vistas de todos os ângulos.

“O que vemos nas cenas que criamos é real. Não há nada gerado por computador”, sublinhou o investigador Dan Smalley, principal autor do artigo científico publicado recentemente na Scientific Reports.

“Não é como nos filmes, onde os sabres de luz ou os torpedos de fotões nunca existiram no espaço físico. São reais, e se olhar para eles de qualquer ângulo, verá que existem naquele espaço”, acrescentou.

Em 2018, uma versão de holograma em que se projetava imagens estáticas já havia sido apresentada pela mesma equipa. Mas, agora, as imagens possuem representações animadas em três dimensões.

O desenvolvimento abre caminho para uma experiência imersiva onde as pessoas podem interagir com objetos virtuais semelhantes a holográficos.

“A maioria dos monitores 3D exige que olhe para uma tela. A nossa tecnologia permite-nos criar imagens que flutuam no espaço – e são físicas, não uma miragem”, disse Smalley. “Esta tecnologia pode possibilitar a criação de conteúdo animado vibrante que orbita, rasteja ou explode de objetos físicos do dia-a-dia.”

Os hologramas 3D comuns têm limitações relacionadas com o campo de visão projetado por telas, que dificultam a reprodução de imagens com clareza. Para corrigir esse problema, os investigadores substituíram as telas pelos próprios lasers. Desta forma, a projeção dos objetos na imagem ganha profundidade e realismo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …