Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento.

Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de investigadores em holografia descobriu como criar sabres de luz com feixes luminosos reais.

De acordo com o Phys, os cientistas foram inspirados pela ficção científica. No entanto, as projeções às quais chegaram não possuem nenhum elemento gerado por computador e podem ser vistas de todos os ângulos.

“O que vemos nas cenas que criamos é real. Não há nada gerado por computador”, sublinhou o investigador Dan Smalley, principal autor do artigo científico publicado recentemente na Scientific Reports.

“Não é como nos filmes, onde os sabres de luz ou os torpedos de fotões nunca existiram no espaço físico. São reais, e se olhar para eles de qualquer ângulo, verá que existem naquele espaço”, acrescentou.

Em 2018, uma versão de holograma em que se projetava imagens estáticas já havia sido apresentada pela mesma equipa. Mas, agora, as imagens possuem representações animadas em três dimensões.

O desenvolvimento abre caminho para uma experiência imersiva onde as pessoas podem interagir com objetos virtuais semelhantes a holográficos.

“A maioria dos monitores 3D exige que olhe para uma tela. A nossa tecnologia permite-nos criar imagens que flutuam no espaço – e são físicas, não uma miragem”, disse Smalley. “Esta tecnologia pode possibilitar a criação de conteúdo animado vibrante que orbita, rasteja ou explode de objetos físicos do dia-a-dia.”

Os hologramas 3D comuns têm limitações relacionadas com o campo de visão projetado por telas, que dificultam a reprodução de imagens com clareza. Para corrigir esse problema, os investigadores substituíram as telas pelos próprios lasers. Desta forma, a projeção dos objetos na imagem ganha profundidade e realismo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …