Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Mike Nelson / EPA

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis.

A diferença média entre o ordenado de um homem e o de uma mulher em Hollywood é de um milhão de euros – quase 900 mil euros. A diferença salarial em papéis semelhantes, estimada por investigadores ingleses entre 1980 e 2015, não revela uma evolução ao longo das últimas décadas.

O levantamento foi feito por uma equipa de economistas, de acordo com o jornal britânico The Guardian, que analisou o salário de 246 atores e atrizes, que participaram em 1343 filmes entre 1980 e 2015, a partir de informações extraídas em sites como IMDB, Box Office e Mojo. “A diferença é bastante persistente. É quase a mesma entre 1980 e 2015”, revela Sofia Izquierdo Sanchez, investigadora da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido.

Os homens ganham em média mais que 56% por filme do que as mulheres. “Estávamos à espera de encontrar diferenças, porque muitas atrizes têm trazido o assunto para a ordem do dia, mas ficámos surpreendidos. Especialmente, porque estamos a falar de atrizes de alto nível, como Meryl Streep”, diz Sofia Izquierdo Sanchez.

Na lista das estrelas mais bem pagas em 2019, da revista Forbes, Scarlett Johansson ocupa o topo da tabela feminina com 56 milhões de dólares, quando Dwayne “The Rock” Johnson – o ator mais bem pago – recebe 89,4 milhões de dólares. “Se isto não pode ser explicado pelas performances ou pela popularidade dos atores e atrizes, então a diferença só pode estar relacionada com sexismo“, conclui a investigadora.

No caso dos filmes de ação, a distância entre géneros torna-se ainda maior: 1,8 milhões de dólares é quanto separa o valor ganho por homens do ganho por mulheres. Há ainda outros fatores que fazem variar esta diferença, nomeadamente, a figura do produtor.

A igualdade salarial entre géneros na indústria do cinema ganhou protagonismo como tema de conversa a partir de 2015, quando a atriz Patrícia Arquette, vencedora do Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo filme Boyhood, pediu “igualdade salarial de uma vez por todas”.

O tema tem sido levantado por muitas outras atrizes, como Meryl Streep, Charlize Theron, Jennifer Lawrence ou Natalie Portman, depois de se saber que, no filme American Hustle, Amy Adams ganhou metade do valor pago aos seus colegas Christian Bale e Bradley Cooper, pelos mesmo dias de trabalho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …