Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Mike Nelson / EPA

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis.

A diferença média entre o ordenado de um homem e o de uma mulher em Hollywood é de um milhão de euros – quase 900 mil euros. A diferença salarial em papéis semelhantes, estimada por investigadores ingleses entre 1980 e 2015, não revela uma evolução ao longo das últimas décadas.

O levantamento foi feito por uma equipa de economistas, de acordo com o jornal britânico The Guardian, que analisou o salário de 246 atores e atrizes, que participaram em 1343 filmes entre 1980 e 2015, a partir de informações extraídas em sites como IMDB, Box Office e Mojo. “A diferença é bastante persistente. É quase a mesma entre 1980 e 2015”, revela Sofia Izquierdo Sanchez, investigadora da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido.

Os homens ganham em média mais que 56% por filme do que as mulheres. “Estávamos à espera de encontrar diferenças, porque muitas atrizes têm trazido o assunto para a ordem do dia, mas ficámos surpreendidos. Especialmente, porque estamos a falar de atrizes de alto nível, como Meryl Streep”, diz Sofia Izquierdo Sanchez.

Na lista das estrelas mais bem pagas em 2019, da revista Forbes, Scarlett Johansson ocupa o topo da tabela feminina com 56 milhões de dólares, quando Dwayne “The Rock” Johnson – o ator mais bem pago – recebe 89,4 milhões de dólares. “Se isto não pode ser explicado pelas performances ou pela popularidade dos atores e atrizes, então a diferença só pode estar relacionada com sexismo“, conclui a investigadora.

No caso dos filmes de ação, a distância entre géneros torna-se ainda maior: 1,8 milhões de dólares é quanto separa o valor ganho por homens do ganho por mulheres. Há ainda outros fatores que fazem variar esta diferença, nomeadamente, a figura do produtor.

A igualdade salarial entre géneros na indústria do cinema ganhou protagonismo como tema de conversa a partir de 2015, quando a atriz Patrícia Arquette, vencedora do Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo filme Boyhood, pediu “igualdade salarial de uma vez por todas”.

O tema tem sido levantado por muitas outras atrizes, como Meryl Streep, Charlize Theron, Jennifer Lawrence ou Natalie Portman, depois de se saber que, no filme American Hustle, Amy Adams ganhou metade do valor pago aos seus colegas Christian Bale e Bradley Cooper, pelos mesmo dias de trabalho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …