Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Mike Nelson / EPA

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis.

A diferença média entre o ordenado de um homem e o de uma mulher em Hollywood é de um milhão de euros – quase 900 mil euros. A diferença salarial em papéis semelhantes, estimada por investigadores ingleses entre 1980 e 2015, não revela uma evolução ao longo das últimas décadas.

O levantamento foi feito por uma equipa de economistas, de acordo com o jornal britânico The Guardian, que analisou o salário de 246 atores e atrizes, que participaram em 1343 filmes entre 1980 e 2015, a partir de informações extraídas em sites como IMDB, Box Office e Mojo. “A diferença é bastante persistente. É quase a mesma entre 1980 e 2015”, revela Sofia Izquierdo Sanchez, investigadora da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido.

Os homens ganham em média mais que 56% por filme do que as mulheres. “Estávamos à espera de encontrar diferenças, porque muitas atrizes têm trazido o assunto para a ordem do dia, mas ficámos surpreendidos. Especialmente, porque estamos a falar de atrizes de alto nível, como Meryl Streep”, diz Sofia Izquierdo Sanchez.

Na lista das estrelas mais bem pagas em 2019, da revista Forbes, Scarlett Johansson ocupa o topo da tabela feminina com 56 milhões de dólares, quando Dwayne “The Rock” Johnson – o ator mais bem pago – recebe 89,4 milhões de dólares. “Se isto não pode ser explicado pelas performances ou pela popularidade dos atores e atrizes, então a diferença só pode estar relacionada com sexismo“, conclui a investigadora.

No caso dos filmes de ação, a distância entre géneros torna-se ainda maior: 1,8 milhões de dólares é quanto separa o valor ganho por homens do ganho por mulheres. Há ainda outros fatores que fazem variar esta diferença, nomeadamente, a figura do produtor.

A igualdade salarial entre géneros na indústria do cinema ganhou protagonismo como tema de conversa a partir de 2015, quando a atriz Patrícia Arquette, vencedora do Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo filme Boyhood, pediu “igualdade salarial de uma vez por todas”.

O tema tem sido levantado por muitas outras atrizes, como Meryl Streep, Charlize Theron, Jennifer Lawrence ou Natalie Portman, depois de se saber que, no filme American Hustle, Amy Adams ganhou metade do valor pago aos seus colegas Christian Bale e Bradley Cooper, pelos mesmo dias de trabalho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …