Holanda é o primeiro país do mundo a não ter cães abandonados

Governo holandês aplicou um plano sólido para retirar todos os cães abandonados das ruas do país.

Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 600 milhões de cães a viver nas ruas, uma situação difícil de resolver e para a qual a maioria dos governos carece de políticas que ajudem a resolver a questão.

No entanto, o que parece impossível para muitos países, tornou-se uma realidade na Holanda. E o melhor de tudo é que o objetivo foi alcançado sem nenhum tipo de sacrifício para os animais.

O país europeu tornou-se o primeiro a nível mundial a conseguir tal proeza, graças a um plano bem elaborado pelo Governo baseado em quatro pilares.

A primeira grande medida foi investir em campanhas de esterilização para que o número de cães que já vivia nas ruas não aumentasse ainda mais. O mesmo serviço foi oferecido de forma gratuita à população.

Concluídas essas tarefas, o país partiu para a segunda etapa, ou seja, conseguir donos para muitos dos cães abandonados.

A grande maioria dos holandeses opta ainda por comprar cães de raça, em vez de adotar aqueles que mais precisam de uma nova família.

Por isso, para contrariar essa situação, o Governo passou a cobrar altos impostos a todos aqueles que quisessem comprar esses animais à venda.

Estas novas medidas trouxeram retorno e, para virar a página em grande, o Governo aplicou ainda leis bastante duras para quem abandona animais, com multas que atingem milhares de euros.

Ponto para a Holanda. Esperemos agora que muitos outros países, incluindo Portugal, sigam o exemplo.

ZAP / Hypeness / The Greenest Post

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Boas medidas até porque cães abandonados nas ruas tornam-se perigosos para a população e são transmissores de doenças.

    • Quer comparar seres que foram domesticados e foram “feitos” para depender do Homem, com seres humanos, que podem fazer-se à vida, se tiverem bom corpo para trabalhar?!
      Tenho pena sim, daqueles que estão doentes e a quem o sistema não oferece NADA!!!!
      Mas com este sistema económico podre, não vejo muita esperança para as pessoas, se a solidariedade não se expandir aos governos de todo o mundo em direcção às pessoas, em vez de pensarem só nos bancos!

    • Ah, então não se pode fazer nada sem se fazer… tudo? LOL… ou seja, não se enfrenta o abandono animal, porque há pessoas sem abrigo; mas também é injusto pensar nos sem-abrigo quando há idosos abandonados pela família; e que dizer dos desempregados? e das vitimas de maus-tratos? hum, e do aquecimento globarl? é melhor mesmo ficar sentadinho em frente do computador a mandar bocas quando se faz alguma coisa, e basicamente a fazer NENHUM ehehehehe. Ó Vasco, que comentário tão minorca.

  2. Por cá é um negócio da China, não há impostos para ninguém, passa tudo ao lado, sem que o fisco faça o que quer que seja!
    Daí que “criadeiros” não faltem e que quem compra faça o mesmo, mais que não seja para recuperar o investimento.
    Depois ainda há as trocas …. sim porque um cão e um tablet ou telemóvel são objetos tão semelhantes!!!!

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …