Holanda é o primeiro país do mundo a não ter cães abandonados

Governo holandês aplicou um plano sólido para retirar todos os cães abandonados das ruas do país.

Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 600 milhões de cães a viver nas ruas, uma situação difícil de resolver e para a qual a maioria dos governos carece de políticas que ajudem a resolver a questão.

No entanto, o que parece impossível para muitos países, tornou-se uma realidade na Holanda. E o melhor de tudo é que o objetivo foi alcançado sem nenhum tipo de sacrifício para os animais.

O país europeu tornou-se o primeiro a nível mundial a conseguir tal proeza, graças a um plano bem elaborado pelo Governo baseado em quatro pilares.

A primeira grande medida foi investir em campanhas de esterilização para que o número de cães que já vivia nas ruas não aumentasse ainda mais. O mesmo serviço foi oferecido de forma gratuita à população.

Concluídas essas tarefas, o país partiu para a segunda etapa, ou seja, conseguir donos para muitos dos cães abandonados.

A grande maioria dos holandeses opta ainda por comprar cães de raça, em vez de adotar aqueles que mais precisam de uma nova família.

Por isso, para contrariar essa situação, o Governo passou a cobrar altos impostos a todos aqueles que quisessem comprar esses animais à venda.

Estas novas medidas trouxeram retorno e, para virar a página em grande, o Governo aplicou ainda leis bastante duras para quem abandona animais, com multas que atingem milhares de euros.

Ponto para a Holanda. Esperemos agora que muitos outros países, incluindo Portugal, sigam o exemplo.

ZAP / Hypeness / The Greenest Post

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Boas medidas até porque cães abandonados nas ruas tornam-se perigosos para a população e são transmissores de doenças.

    • Quer comparar seres que foram domesticados e foram “feitos” para depender do Homem, com seres humanos, que podem fazer-se à vida, se tiverem bom corpo para trabalhar?!
      Tenho pena sim, daqueles que estão doentes e a quem o sistema não oferece NADA!!!!
      Mas com este sistema económico podre, não vejo muita esperança para as pessoas, se a solidariedade não se expandir aos governos de todo o mundo em direcção às pessoas, em vez de pensarem só nos bancos!

    • Ah, então não se pode fazer nada sem se fazer… tudo? LOL… ou seja, não se enfrenta o abandono animal, porque há pessoas sem abrigo; mas também é injusto pensar nos sem-abrigo quando há idosos abandonados pela família; e que dizer dos desempregados? e das vitimas de maus-tratos? hum, e do aquecimento globarl? é melhor mesmo ficar sentadinho em frente do computador a mandar bocas quando se faz alguma coisa, e basicamente a fazer NENHUM ehehehehe. Ó Vasco, que comentário tão minorca.

  2. Por cá é um negócio da China, não há impostos para ninguém, passa tudo ao lado, sem que o fisco faça o que quer que seja!
    Daí que “criadeiros” não faltem e que quem compra faça o mesmo, mais que não seja para recuperar o investimento.
    Depois ainda há as trocas …. sim porque um cão e um tablet ou telemóvel são objetos tão semelhantes!!!!

RESPONDER

PS "ressuscita" terceira ponte sobre o Tejo (e conta com o apoio do BE e do PCP)

O PS apresentou uma lista com mais de 100 projetos para o Programa Nacional de Investimento (PNI) para 2030, na qual volta a surgir a construção de uma terceira travessia do Tejo (TTT), entre a …

Procuradores deixam cair acusação de agressão sexual contra Kevin Spacey

Procuradores retiraram, esta quarta-feira, as acusações contra o ator norte-americano sobre uma alegada agressão sexual a um jovem, em 2016, invocando a falta de disponibilidade da testemunha. Citando documentos publicados por órgãos de comunicação locais, várias …

Governo prepara rede de abastecimento de emergência de combustíveis

O objetivo é criar um "sistema logístico alternativo de distribuição de combustíveis". Em Abril, a greve dos camionistas fez com que muitas bombas ficassem sem combustível. O secretário de Estado da Energia diz que está a …

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …