/

Holanda e Bélgica podem vir a fundir campeonatos

Bélgica e Holanda estão a estudar a hipótese de fundirem os próprios campeonatos, criando assim uma nova liga entre os dois países.

Assim, seria criada uma nova competição fruto destes dois campeonatos – Jupoler Pro League e Eredivisie – que teria, no total 18 equipas (dez holandesas e oito belgas), conta à revista Kicker, que avança a notícia esta semana.

Não podemos ignorar a nova realidade. Mais tarde ou mais cedo, haverá uma Superliga Europeia, com jogos entre Bayern Munique e Real Madrid aos domingos”, referiu o CEO do Club Brugge, Bart Verhaeghe, à publicação alemã.

Um estudo financiado por várias equipas e levado a cabo pela empresa de consultoria Deloitte calculou que uma Liga conjunta geraria cerca de 400 milhões de euros por ano em direitos de transmissão televisiva, valor bem superior ao que os primeiros escalões deste países geram atualmente (80 milhões de euros).

Gent, Club Brugge, Genk, Anderlecht e Standard de Liège, da Bélgica, e Ajax, AZ Alkmaar, Utrecht, Feyenoord, PSV Eindhoven e Vitesse, da Holanda, foram os clubes que financiaram o referido estudo.

Tal como explica a RR, os maiores clubes dos dois países querem uma liga com 18 equipas. Ao fim de cada época, os dois últimos classificados da hipotética BeNe League seriam despromovidos e substituídos pelos respetivos campeões nacionais.

O Twente, o quarto clube mais popular da Holanda, é contra esta fusão, dizendo mesmo que nem sequer foi consultado.O Sparta de Roterdão, o Heracles Almelo e o Heerenveen, também se manifestaram contra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.