/

HMPV detetado em Portugal, mas gripe das aves preocupa mais: morreu primeiro humano

Graça Freitas deu o mote e a DGS confirmou: Foi detetado um caso de metapneumovírus humano (HMPV) em Portugal. No entanto, a principal preocupação, agora, é a gripe das aves, que fez uma vítima mortal nos EUA.

Esta segunda-feira, poucos momentos depois de o ZAP ter publicado um artigo sobre o que é o HMPV e que preocupações causa, soube-se que foi detetado um caso em Portugal.

A informação foi transmitida por Graça Freitas, em entrevista ao canal Now, esta segunda-feira, e confirmada depois pela Direção-Geral da Saúde, em comunicado.

No entanto, a ex-diretora-geral da Saúde assegurou que não há caso para alarme e descartou a hipótese de uma nova pandemia.

Graça Freitas adiantou ainda que o caso está sob vigilância, mas que se trata de um vírus que “não aparenta ter um padrão diferente ao habitual”. Pelo contrário, a antiga líder da DGS assume-se muito mais preocupada com a gripe das aves, que já chegou a Portugal.

Na última sexta-feira, foi confirmado um foco de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) numa exploração de galinhas poedeiras, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

O vírus H5N1 foi detetado num bando de 55.427 aves de capoeira na aldeia de São João das Lampas, causando a morte de 279 aves – detalhou a Reuters.

De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), foram aplicadas, de imediato, medidas de controlo e erradicação, que incluem a inspeção do local onde a doença foi detetada, o abate dos animais infetados e a limpeza das instalações.

Foram também impostas restrições à movimentação e as explorações com aves nas zonas de restrição (num raio de 10 quilómetros em redor do foco) estão a ser vigiadas.

A DGAV pediu, esta segunda-feira, a todos os operadores que comuniquem qualquer suspeita de doença, sublinhando que a deteção precoce dos focos “é essencial para a implementação célere de medidas de controlo”.

Primeira morte em humano

Também nesta segunda-feira, foi confirmada a primeira morte por gripe das aves num humano.

O Departamento de Saúde da Louisiana, nos EUA, confirmou a morte de um norte-americano, que estava internado desde 18 de dezembro. Foi a primeira pessoa a ser hospitalizada com o vírus nos EUA.

Quanto ao HMPV, é facto que estão ser registados níveis elevados de infeções em algumas regiões da China – o que suscita preocupações que fazem lembrar outras crises sanitárias que também começaram na China. No entanto, por enquanto não há sinais que indicam que está à porta uma nova pandemia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.