Histórico portão roubado do antigo campo de concentração de Dachau

jamesalmond / Flickr

Inscrição "Arbeit macht frei" no portão do campo de concentração de Dachau

Inscrição “Arbeit macht frei” no portão do campo de concentração de Dachau

O portão de ferro com a inscrição “Arbeit macht frei” (“O trabalho vos libertará”) do antigo campo de concentração nazi de Dachau, no sul da Alemanha, foi roubado este domingo, anunciou a Polícia local.

O roubo do histórico portão de ferro forjado, que mede dois metros por um metro, aconteceu aparentemente durante a noite, afirma a Polícia num comunicado.

O local histórico não tem um sistema electrónico de vigilância, mas é vigiado por guardas de segurança. O roubo terá ocorrido na mudança de turnos, afirmou a Polícia, que apelou a quem tivesse visto algo, que apresentasse o seu depoimento.

O presidente da Fundação dos Sítios com Memória da Baviera e o deputado municipal Karl Freller, qualificaram o roubo como “um acto ignóbil“.

O campo de Dachau, localizado a poucos quilómetros de Munique, foi inaugurado em 1933, menos de dois meses depois de Adolf Hitler se ter tornado chanceler, tendo sido inicialmente justificado como um lugar para presos políticos.

Viria a tornar-se um campo de extermínio, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), onde morreram mais de 41 mil judeus.

O campo foi libertado pelas tropas norte-americanas em 29 de abril de 1945.

Actualmente, cerca de 800 mil pessoas de todo o mundo, por ano, visitam Dachau.

A mesma inscrição, “O trabalho vos libertará”, instalada no portão do campo de Auschwitz-Birkenau na Polónia, foi roubada em 2009.

Anders Hoegstroem, cidadão sueco neonazi líder do grupo responsável pelo furto, foi preso por dois anos e meio.

A inscrição foi cortada em três partes e só restaurada em 2011.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.