/

Historiador descobriu onde Shakespeare escreveu “Romeu e Julieta”

RafkinsWarning / DeviantArt

William Shakespeare

Uma nova investigação identificou o local de Londres onde o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare viveu quando escrevia a obra “Romeu e Julieta”, nas imediações da atual estação de metro de Liverpool Street.

A investigação conduzida pelo historiador Geoffrey Marsh durante dez anos rebateu a tese segundo a qual William Shakespeare (1564-1616) tinha vivido entre 1597 e 1598 no local preciso da estação de metro, revelando que foi um pouco mais longe, na rua Great St. Helen, onde atualmente se encontram edifícios de escritórios.

O historiador, que é o diretor do departamento de teatro do Museu Victoria&Albert, de Londres, concluiu que Shakespeare foi inquilino da empresa Leathersellers, que detinha o comércio de peles na época isabelina, noticiou a televisão pública britânica BBC.

“Poucos anos depois de se mudar de Stratford para Londres, estava a viver num dos bairros mais ricos da cidade, junto de personalidades poderosas, comerciantes internacionais ricos, médicos da sociedade e peritos musicais”, afirmou Marsh.

O historiador sustentou que “viver num dos lugares importantes de Londres terá elevado a posição de Shakespeare, ao mesmo tempo que desenvolvia a sua carreira, tentava obter um escudo de armas para a sua família e planeava comprar uma casa espetacular e cara em Stratfford”. O centro da cidade de Londres foi devastado por um incêndio em 1666.

“O local onde Shakespeare viveu em Londres dá-nos uma compreensão mais profunda das inspirações do seu trabalho e da sua vida”, explica Marsh, citado pelo Independent.  Segundo o historiador, os comerciantes e médicos da época tinham ligações profundas com os seus colegas em toda a Europa, podendo assim transmitir ao dramaturgo as ideias mais progressistas daquele tempo.

Importa salientar que Shakespeare não era londrino. O poeta nasceu em Stratford-upon-Avon. No entanto, dividiu toda a sua vida entre as duas cidades: tinham a casa da sua família em Stratford, mas era forçado a gastar muito tempo em Londres, onde existiam muitas mais oportunidades no teatro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.