A história da misteriosa Torre Invertida da Quinta da Regaleira (e dos seus mitos Templários)

No coração da Quinta da Regaleira de Sintra, um Poço de Iniciação de cortar a respiração celebra a ligação histórica única de Portugal aos misteriosos Cavaleiros Templários.

Perto dos jardins bem cuidados e das vilas no topo da colina de Sintra, Portugal, fica a propriedade de conto de fadas da Quinta da Regaleira. Protegida por uma paisagem Património Mundial da Unesco, a Quinta da Regaleira é uma mistura perfeita de digna de um cartão postal de arquitetura gótica, egípcia, mourisca e renascentista.

Mas é o que está sob os jardins do palácio que realmente diferencia o design da propriedade. Um par de poços, chamados Poços de Iniciação, desce em espiral nas profundezas da terra, como torres invertidas. Os poços nunca foram usados ​​para recolher água. Em vez disso, faziam parte de um misterioso ritual de iniciação dentro da tradição dos Cavaleiros Templários.

A Quinta da Regaleira teve muitos proprietários ao longo das décadas, mas foi António Augusto Carvalho Monteiro, um dos homens mais ricos de Portugal no virar do século XX, que fez da quinta o que é hoje.

Carvalho Monteiro tinha um profundo interesse – e possivelmente foi um iniciado – dos Cavaleiros Templários, uma ordem militar católica com raízes que datam do início do século XII.

Embora se acredite que o grupo se tenha dissolvido há 700 anos, certos grupos, como os maçons, reavivaram os rituais e tradições do grupo medieval séculos depois. Com o arquiteto e cenógrafo Luigi Manini, Carvalho Monteiro criou entre 1904 e 1910 um imóvel repleto de simbolismo pagão e cristão.

Acredita-se que as iniciações templárias na Quinta da Regaleira começavam com os candidatos que entravam com os olhos vendados num dos Poços de Iniciação. Segurando uma espada perto do coração, desciam nove lances de escadas – um número que representa os nove fundadores da ordem dos Templários.

Ao chegar ao fundo do poço, o candidato entraria num labirinto escuro onde simbolicamente e literalmente encontraria o caminho para a luz. Se conseguissem atravessar a torre do poço e entrar na luz do Sol, os iniciados caminhariam sobre as pedras na água para chegar à capela, onde seriam recebidos na irmandade.

Enquanto as iniciações templárias já não acontecem na Quinta da Regaleira, os visitantes são bem-vindos a seguir os passos dos candidatos do passado, experimentando em primeira mão esta ode aos mitos ocultos e à história de Portugal.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.