A história do Koh-i-Noor. O diamante da coroa britânica que os indianos querem de volta

Vários indianos têm pedido que o Reino Unido devolva o diamante Koh-i-Noor, presente na coroa britânica. A morte da Isabel II fez ressurgir o assunto.

A história do diamante Koh-i-Noor está repleta de mistério e conflito. O diamante faz parte da coroa da rainha consorte britânica, embora muitos indianos há imenso tempo peçam que seja devolvido ao país de que foi tirado durante a época do Império Britânico.

Com a morte da rainha Isabel II, o Twitter encheu-se de indianos a pedir que o Reino Unido devolva o diamante de cerca de 105 quilates.

Ainda não se sabe se a coroa será pousada na cabeça de Camila, na cerimónia de coroação do rei Carlos III, marcada para maio de 2023.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que só a mera possibilidade disso acontecer “transportou alguns indianos aos dias do Império Britânico”.

“A coroação de Camila e a utilização da joia da coroa Koh-i-Noor traz de volta memórias dolorosas do passado colonial”, acrescentou o político.

Em declarações ao The Washington Post, Rakesh Sinha, legislador do partido no Governo, explica que o diamante simboliza a ligação “indesculpável” da monarquia britânica a um passado “bárbaro e explorador”. Sinha reitera que o diamante deve ser devolvido a título de recompensa.

O pedido dos indianos não é, de todo, recente.

Em 2015, o deputado britânico Keith Vaz, de origem indiana, pediu que o diamante fosse enviado de volta à Índia após a visita de Modi ao Reino Unido.

“Procurar reparações monetárias é complexo, moroso e potencialmente infrutífero, mas não há desculpa para não devolver bens preciosos como o diamante Koh-i-Noor, uma campanha que apoio há muitos anos”, disse, em comunicado, na altura.

Os comentários de Vaz vieram em resposta a um discurso da Oxford Union do deputado do Congresso Nacional Indiano Shashi Tharoor, argumentando que a Grã-Bretanha deve reparações às suas ex-colónias. O discurso foi visto mais de 2,7 milhões de vezes e Modi deu o seu apoio, dizendo: “O discurso de Tharoor refletiu os sentimentos dos índios patriotas”.

O debate sobre a posse do Koh-i-Noor pela Grã-Bretanha, que significa “Montanha de Luz”, demonstra que o valor simbólico pode ser muito mais importante do que o valor monetário. É um diamante com um passado sombrio e dramático. O seu verdadeiro significado para a Índia é complexo e ambivalente – e, no entanto, no ranking competitivo de grandes diamantes, está bem abaixo da escala.

As guerras imperiais ao longo da história ficaram marcadas por pilhagens. O saque foi usado para ajudar a financiar campanhas e compensar os combatentes de exércitos vitoriosos ou monarcas bajuladores de estados dominantes. As guerras do império da Grã-Bretanha nos séculos XVIII e XIX não foram diferentes.

Museus militares e públicos britânicos, coleções particulares e casas de campo estão repletas de saques que já foram os prémios ganhos pelos soldados sortudos o suficiente para sobreviver.

As origens do Koh-i-Noor são misteriosas, aumentando o seu fascínio. Originalmente pensado para ter 793 quilates sem cortes, possivelmente foi extraído na Mina Kollur, no que hoje é Andhra Pradesh.

Pode ter estado na posse da dinastia Kakatiya medieval. Ou pode ter sido propriedade do Sultão de Malwa, mais a oeste. De qualquer forma, o invasor sultanato de Deli apossou-se dele no início do século XIV. Do Sultanato, passou para os imperadores Mughal, embora o momento seja contestado. Mas a “Montanha de Luz” estava certamente na posse do imperador Shah Jahan, construtor do Taj Mahal.

Nesta fase, o diamante era excecionalmente grande, mas não lapidado. O imperador Aurangzeb reduziu-o, grosseiramente, para 186 quilates, mas permaneceu altamente cobiçado. Em 1739 foi tomado pelo invasor persa Nadir Shah e levado para a Pérsia. De seguida, foi tomado pela dinastia Durrani, terminando no Afeganistão, passando para Ranjit Singh, governante dos siques.

Assim, o diamante já tinha sido roubado várias vezes antes de cair nas mãos dos britânicos em 1849, após as Guerras Sikh. Alegadamente, foi apresentado à rainha Vitória por Dulip Singh depois de ele se mudar para a Grã-Bretanha, mas pode-se imaginar que foi “persuadido” a fazer a coisa “apropriada”.

Em 1852 foi lapidado novamente, reduzindo-o para 109 quilates. O diamante tornou-se parte da Coroa da Rainha Consorte no século XX.

A “Montanha de Luz” simboliza as múltiplas religiões da Índia, visto que tem origens hindus, mas esteve nas mãos dos muçulmanos, depois dos siques, por mais de 500 anos. Certamente também reflete tanto as elites guerreiras da Índia pré-colonial quanto os repetidos saques dos seus tesouros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.