Mito indígena sobre a erupção de dois vulcões vizinhos pode ser a história mais antiga do mundo

Uma equipa de cientistas acredita que um antigo mito do povo indígena australiano Gunditjmara narra eventos reais que ocorreram há dezenas de milhares de anos.

De acordo com o história, há muito tempo, quatro seres gigantes chegaram ao sudeste da Austrália. Três avançaram para outras partes do continente, mas um agachou-se no lugar. O seu corpo transformou-se num vulcão chamado Budj Bim e os seus dentes tornaram-se a lava que o vulcão cuspiu.

Agora, uma equipa de cientistas diz que esta hstória, contada pelo povo indígena Gunditjmara, pode ser baseada em factos. A história fala da erupção de dois vulcões vizinhos, Budj Bim e Tower Hill, localizados na província de Victoria, no sudoeste do país.

Esta atividade vulcânica, datada de há 36.900 anos e 36.800 anos, respetivamente, parece estar refletida em menções como “a terra e as árvores a dançar” registadas por etnógrafos na tradição oral dos Gunditjmara.

No artigo publicado este mês na revista científica Geology, os autores citam um investigador que estudou a cultura dos Gunditjmara, indicando que, para eles, o vulcão era um aspeto criado diretamente de um dos quatro seres ancestrais que lhes deu vida e leis. O Budj Bim representa a testa, com a lava a ser cuspida quando a cabeça irrompeu na terra, formando os seus dentes”. De facto, a descrição pode ser consistente com a formação das montanhas do vulcão, que deveriam ter surgido num período bastante curto – várias semanas ou meses.

As erupções podem ter sido testemunhadas por seres humanos, já que a população da Austrália começou há pelo menos 65 mil anos, de acordo com os investigadores.

Além disso, de acordo com Erin Matchan, geólogo da Universidade de Melbourne, nos anos 1940, foi descoberto um machado de pedra sob a camada de lava do Tower Hill, o que corrobora a existência de uma população no local antes do evento geológico.

Em declarações à revista Science, o arqueólogo australiano Sean Ulm, que não participou no estudo, considera “uma proposta interessante para pensar sobre as tradições que se estendem por dezenas de milhares de anos”, embora tenha pedido para não tomar esta hipótese como garantida, dado o enorme antiguidade dos factos.

Esta não é a primeira vez que os cientistas revelam a capacidade da tradição oral indígena australiana de se lembrar de eventos que aconteceram há milhares de anos. Em 2015, um estudo mostrou que 21 grupos de nativos australianos preservaram a memória de uma inundação de parte da costa registada entre sete mil e 13 mil anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …