Uma nova teoria inusitada explica como a matéria negra “fala” com a matéria normal

Cassiopeia Project

A bizarra matéria negra é invisível – apenas sabemos que existe porque “dobra” a luz

Um novo estudo sugere que a matéria usa a gravidade para “falar” com a matéria regular através de um processo chamado “acoplamento não-mínimo”.

O que é a matéria negra? Ainda não sabemos ao certo, aliás, nem temos provas da sua existência, apesar desta ter de existir para os nossos modelos actuais do Universo fazerem sentido.

Mas estas incertezas não impedem os cientistas de especular. Um novo estudo publicado na The Astrophysical Journal propõe hipóteses sobre como a matéria negra “fala” com a matéria normal através da gravidade, um processo a que os cientistas chamam “acoplamento não-mínimo“.

A teoria mais difundida é de que a matéria negra é composta por enormes partículas frias que interagem pouco que os físicos procuram há décadas, mas ainda não encontraram, relata o Science Alert.

Há ainda várias questões em torno da matéria negra, como o problema do halo concentrado, em que a densidade inferida da matéria negra nas galáxias não corresponde com as simulações de N-corpos.

Estas simulações sugerem que a estrutura e movimento das galáxias com pouca matéria explica-se pela concentração da matéria negra nas extremidades da galáxia. No entanto, as observações mostram que a maioria das galáxias anãs concentram a matéria negra no centro.

No novo estudo, os cientistas acreditam que este dilema é resolvido se a matéria negra tiver um acoplamento não-mínimo com a gravidade. Esta hipótese responde ainda a outro problema — a aceleração centrípeta.

O acoplamento não-mínimo significa que a matéria negra é diretamente acoplada à curvatura no espaço-tempo conhecido como tensor de Einstein. Se a hipótese se verificar, significa que a matéria negra interage com o espaço-tempo de uma forma diferente da matéria regular.

“Introduzir este acoplamento pode reter o sucesso da matéria negra fria em grandes escalas cosmológicas enquanto melhora o seu comportamento nos sistemas galácticos”, escrevem os autores.

Apesar desta hipótese responder a muitas das questões que persistem em torno da matéria negra, os cientistas lembram que são precisas mais pesquisas. “Mais estudos vão ser feitos para explorar as implicações interessantes desta nova característica proposta da matéria negra. O futuro da matéria negra parece brilhante“, rematam.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.