Hipopótamos de Pablo Escobar (também) estão a recuperar um mundo perdido

Ao levar os hipopótamos para o seu jardim zoológico privado, o narcotraficante colombiano, sem querer, fez a sua fazenda regressar ao Pleistoceno.

Não é novidade para ninguém que os hipopótamos de Pablo Escobar estão a fazer estragos nos ecossistemas aquáticos da Colômbia. No entanto, avança o jornal ABC, uma equipa de cientistas acredita que estes animais também podem trazer benefícios.

O estudo, publicado, esta segunda-feira, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), defende que a introdução destes herbívoros não nativos pode restaurar características a um ecossistema que pode ter sido perdido por milhares de anos.

Segundo o jornal espanhol, os investigadores analisaram a dieta, o habitat e a morfologia de 427 herbívoros com mais de dez quilos, com 130 mil anos até aos dias de hoje.

“Enquanto descobrimos que alguns herbívoros introduzidos são combinações ecológicas perfeitas para os extintos, noutros casos as espécies introduzidas representam uma mistura de características observadas em espécies extintas”, explica John Rowan, da Universidade de Massachusetts, em Amherst, nos Estados Unidos, e co-autor do estudo, citado pela revista Newsweek.

“Por exemplo, os hipopótamos na América do Sul são semelhantes, na dieta e no tamanho corporal, às lamas gigantes extintas, enquanto um mamífero estranho extinto (Notoungulata) partilha com estes animais o tamanho grande e os habitats semiaquáticos. Por isso, embora os hipopótamos não substituam perfeitamente uma espécie extinta, restauram partes importantes da ecologia de várias espécies”, explica.

De acordo com o investigador, o estudo surgiu quando a equipa percebeu que os burros introduzidos no Parque Nacional do Vale da Morte não eram assim tão diferentes dos cavalos selvagens que andavam pela América do Norte há milhares de anos.

Embora estes “substitutos” de espécies extintas incluam alguns animais evolutivamente próximos, no geral, “não estão necessariamente relacionados entre si, mas são semelhantes em termos de como afetam os ecossistemas”, explica ainda Eric Lundgren, da Universidade Tecnológica de Sydney, e outro autor do estudo.

Surpreendentemente, estas introduções fazem com que o mundo seja mais semelhante àquele que existia quando era dominado por herbívoros gigantes. Isto ocorre, sobretudo, porque 64% dessas espécies invasoras são mais semelhantes às extintas do que as nativas.

Conclusão: Ao levar estes hipopótamos para o seu jardim zoológico privado, o narcotraficante colombiano, sem querer, fez a sua fazenda regressar ao Pleistoceno.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …