/

Hipercarro da Aspark esmaga o recorde do elétrico mais rápido do mundo e chega aos 438 km/h

O modelo Owl SP600 atingiu os 438,7 km/h e bateu o recorde anterior do Rimac Nevera, que se ficou pelos 412 km/h em 2022.

A empresa japonesa Aspark estabeleceu um novo recorde de velocidade com o seu hipercarro elétrico Owl SP600, destronando o Rimac Nevera por uns impressionantes 26,7 km/h.

O vencedor das 24 horas de Nürburgring, Marc Basseng, conduziu o Owl SP600 à sua velocidade recorde de 438,7 km/h no Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, verificada pelo dispositivo de medição Racelogic V-Box. Este feito ultrapassou o recorde do Rimac Nevera de 2022.

“Passaram cerca de 10 anos desde que começámos a trabalhar no hipercarro Owl”, afirmou Masanori Yoshida, CEO da Aspark, fundada em 2005. “O nosso objetivo era ter o carro mais rápido do mundo e atingimos os recordes mundiais de velocidade máxima com o nosso novo hipercarro Owl SP600. Esta capacidade técnica inspira todos os envolvidos para a excelência pessoal e para desafiar e crescer a passos largos para o futuro.”

O Aspark Owl chamou a atenção do mundo pela primeira vez no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017 na sua forma de protótipo. Em fevereiro de 2018, mostrou o seu potencial com um sprint de 1,89 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Com um preço de 2,9 milhões de euros, foram planeados apenas 50 modelos de produção, construídos em parceria com a Manifattura Automobili Torino (MAT) em Itália. O primeiro showroom foi inaugurado em Osaka, no Japão, com vendas anunciadas para a América do Norte e Europa em dezembro de 2020.

O modelo de produção do Aspark Owl conta com uns impressionantes 1.456 kW  provenientes de quatro motores, proporcionando um binário combinado de 4.600 Nm na traseira e 2.120 Nm nas rodas dianteiras. Isto permite um sprint 0-100 km/h em apenas 1,78 segundos e uma velocidade máxima de 413 km/h.

A sua bateria de iões de lítio de 69 kWh proporciona uma autonomia de 400 km por carga. As características adicionais incluem suporte para carregamento rápido de 200 kW/800 V, suspensão double wishbone com controlo ativo da altura de condução e travões de disco Sicom, explica a New Atlas.

O Owl estabeleceu dois recordes mundiais do Guinness no aeródromo de Elvington, em Yorkshire, no ano passado, para o oitavo de milha e o quarto de milha mais rápidos de um veículo elétrico.

O recordista Owl SP600 é um protótipo destinado à produção, desenvolvido pela MAT e equipado com pneus Potenza Race personalizados da Bridgestone. O protótipo foi submetido a extensos testes virtuais e físicos, incluindo validação em túnel de vento.

O feito do Aspark constitui um marco significativo no desenvolvimento de hipercarros eléctricos. No entanto, dada a natureza competitiva da Rimac, são de esperar novas tentativas para recuperar o título em breve.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.