Hidrogénio verde em Sines. Mega-consórcio cai, Galamba quer entrada de chineses

Manuel de Almeida / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba

O mega-consórcio que estava a ser idealizado para o projeto de hidrogénio verde em Sines não deverá avançar. João Galamba quer cooperar com a China.

O H2 Sines estava a ser estudado por um grupo de empresas — incluindo EDP, Galp, Martifer, REN e Vestas —, que avaliaram a viabilidade de avançar em conjunto para a implementação de um cluster industrial de produção de hidrogénio verde em Sines.

O Dinheiro Vivo escreve que o projeto não deverá avançar em formato de mega-consórcio. “Ainda estamos dentro do contexto de avaliação do projeto, mas a probabilidade de vir a cair é grande”, admitiu fonte ligada ao processo.

Um dos principais pontos de desacordo é a ideia do Governo de criar uma cadeia de valor para a exportação para o Norte da Europa.

No entanto, embora o mega-consórcio não deva avançar, isto não significa que o projeto do hidrogénio verde esteja em causa. Por sua vez, as empresas deverão avançar individualmente com os seus próprios investimentos.

Na sexta-feira, na apresentação do seu plano estratégico 2021-2024, a REN mencionou que está previsto um investimento de 40 milhões de euros para a compatibilização da rede de gás com a injeção de hidrogénio.

“Temos em concreto e para o horizonte desta estratégia um investimento de 40 milhões de euros, dos quais 15 milhões estão associados a projetos na rede de gasodutos e 25 milhões de euros na concessão da REN armazenagem, para o Carriço”, disse o administrador das Redes Energéticas Nacionais, Rodrigo Costa.

Também na apresentação do novo plano estratégico para 2021-2025, a EDP prevê um investimento da mesma ordem de grandeza. A nível global, a elétrica tem cerca de duas dezenas de projetos nesta área.

Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte da Galp sublinhou que a petrolífera “mantém todo o interesse e empenho no hidrogénio verde”.

O investimento a realizar ficará provavelmente longe dos 1,5 mil milhões de euros previstos pelo consórcio H2 Sines, mas a subsidiação ao projeto será igualmente menor.

O Governo aposta muito pouco da bazuca nestes projetos comparativamente com outros países”, referem fontes contactadas pelo diário económico.

Galamba quer cooperar com a China

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, disse que Portugal quer cooperar com a China no hidrogénio verde, avançou a Embaixada chinesa em Lisboa.

Segundo um comunicado, João Galamba disse que Portugal gostaria de receber mais investimento chinês e alargar a cooperação com a China no setor da energia aos veículos elétricos e ao hidrogénio verde.

O dirigente falava durante uma videoconferência com o novo Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, na semana passada.

O diplomata disse que a China está disposta a trabalhar com Portugal para reforçar a cooperação na área das energias renováveis.

Zhao Bentang sublinhou ainda que a cooperação bilateral tem beneficiado não apenas os dois países, “mas tem também dado frutos” em outros mercados como a América Latina e a África.

Portugal pode atingir a neutralidade carbónica antes de 2050, segundo um estudo hoje divulgado, em que se preconiza um investimento inicial recuperável a longo prazo.

No estudo, elaborado pela consultora McKinsey&Company, defende-se que Portugal precisa de estimular a adoção de veículos elétricos e o desenvolvimento de novas cadeias de valor, incluindo o hidrogénio verde.

  Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

      • Tomara o Galamba chegar à sola dos pés do PPC. Apesar de ser contra as vendas feitas às empresas / Estado Chinês.

        • Espero mesmo que não chegue!…
          Realmente não é nada fácil chegar ao “nível de nulidade” do Passos… o Galamba tinha que começar nas jotas, não fazer nada na vida além de esquemas/formações/consultoria para sacar subsídios públicos (e até assim se esquecer de pagar contribuições sociais!), licenciar-se aos 37 anos e depois deste percurso notável, ainda ir parar ao cargo de PM para vender o país ao desbarato, aumentar brutalmente impostos, ir além da troika, aumentar o IVA da electricidade de 6 para 23%, criar os vistos gold, criar o NB, etc, etc… e, no fim, ainda arranjar um tacho a fazer de conta que dá aulas numa universidade!…
          É mesmo quase impossível o Galamba (ou qualquer outro!) bater este “currículo”!!

      • Não o Passos é um tipo honesto e foi honesto. Foi frontal. Os xuxas não gostam da frontalidade. É verdade que cumpriu o programa da da Troika mas não foi ele que chamou a Troika por muito que isso doa aos xuxas e culambistas deste país. Tirou aos portugueses para pagar o desastre mas não os enganou. Disse exactamente o que ia fazer e recebeu os votos necessários para isso. Não fez o mesmo que este governo do Costa que disse que ia repor, não repôs, fez cativações para pagar ao FMI que lhe estava a exigir rigor e desde o momento em que ficou livre da tutela do FMI o descalabro foi total. Anda agora a acenar com a bazooka que todos sabemos não depender dele, e, não apresenta nem uma fisga!

        • “o Passos é um tipo honesto e foi honesto. Foi frontal”
          Ahahahaaaa…. muito me ri!…
          Como deves andar numa realidade alternativa, aqui ficam algumas pérolas dessa personagem:
          “AS MENTIRAS DE PASSOS COELHO”
          (procurar no youtube porque o link não passa)

  1. Nao entendo nada, entao estava tudo ok. Tudo mudou??? porque????
    Este pais nao tem politicos e nao tem rumo…e uma tristesa….
    Quando este tipo de tecnologia ja esta avancada noutros paises ca nada….so conversa….
    Ate eu fazia mais rapido um projeto que muitos mas entao e sempre para mesmos…
    Portugal nao aprende porque tem maus politicos….

    E necessario avancar….

  2. Entrada da China… o Galamba quer é dar entrada no bolso dele. Pura cultura “boyista”. Não lhe rende? Passa à frente!

  3. Infelizmente e não vai ser no meu tempo de vida a Honrosa Bandeira das Quinas a Nossa Bandeira Nacional irá ser substituida pela bandeira da china. Economicamente já somos uns atrasados e a soberania a seu tempo. Graças aos políticos progressistas que esta democracia tem e vai destruindo o país. As revoluções ás vezes precisam-se. para não falarmos no que querem fazer nas forças armadas.

  4. Irá esta decisão de se saber quem irá avançar demorar tanto como o novo aeroporto? Nada me admira! Neste país ninguém se entende! Quase sempre as decisões saem tarde e a más horas e por fim com tanta mixórdia ainda sai borrada da grossa, por isso vamos ficando cada vez mais nos lugares traseiros da última carruagem europeia!

  5. Galamba quer a entrada dos Chineses e nós,queremos a saída do Galamba do governo.Este pode até imigrar para bem longe.

  6. Meu caro cabeça de “you-tube”, cada um avalia por si, a isso obriga a democracia. Quem não é capaz de mais usa outros meios, incluindo o “you-tube”.

RESPONDER

Só menos de metade dos novos médicos é que vai para o SNS

Nos últimos seis anos, menos de metade dos novos profissionais que se inscreveram na Ordem dos Médicos, ingressam no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o Correio da Manhã, o número de inscritos na Ordem dos …

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …