Herdeiro da Samsung declara que presidente Park pressionou a sua empresa

(cv) Samsung Display

Samsung apresenta o futuro dos touchscreens

O herdeiro do grupo Samsung, Lee Jae-yong, declarou que a Presidente sul-coreana pressionou a sua empresa para que doasse dinheiro a fundações ligadas ao escândalo de corrupção que abalou o país, informou hoje o Ministério Público.

A afirmação de Lee Jae-yong aconteceu durante um interrogatório de 22 horas a que foi submetido por um grupo de investigadores encarregues do caso, e pode resultar em consequências penais, segundo explicou um representante do ministério sul-coreano à agência Yonhap.

“Tendo em conta outros precedentes, incluindo o suborno que aconteceu sob pressão, o doador seria castigado”, disse o funcionário, acrescentando que em todo o caso a pressão alegadamente exercida pela Presidente Park Geun-hye pode constituir um “fator atenuante”.

No mês passado, Lee tinha negado no parlamento qualquer pressão por parte da Presidente para fazer doações a entidades ligadas a Choi Soon-sil, apelidada de “Rasputina” devido à sua proximidade e influência sobre Park Geun-hye.

O Ministério Público acredita que a Samsung assinou um contrato de 22 milhões de wones (cerca de 17,5 milhões de euros) com uma empresa com sede na Alemanha, que era propriedade de Choi, e deu também apoio financeiro para que a sua filha ali praticasse hipismo e adquirisse cavalos.

O grupo também doou 20.400 milhões de wones (16,3 milhões de euros) a uma fundação alegadamente controlada por Choi e estabelecida para extorquir grandes conglomerados do país.

O Ministério Público suspeita que os pagamentos tenham sido feitos para que o Serviço Nacional de Pensões, controlado pelo Governo e acionista de uma empresa do grupo, aprovasse a fusão desta e outra subsidiária da Samsung apoiada pela família Lee mas fortemente criticada por um fundo de alto risco.

O porta-voz do Ministério Público, citado pela agência Yonhap, esclareceu que Lee negou a maioria das acusações que pesam sobre o grupo de empresas e ainda não está decidida a sua possível detenção, o que representaria um duro golpe para a Samsung.

O caso “Rasputina” gerou uma onda de indignação na Coreia do Sul e levou o parlamento a destituir a Presidente Park Geun-hye, que espera agora que o Tribunal Constitucional decida sobre a ratificação da destituição.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …