Henrique Neto saúda candidatura de Marcelo e lança convite para debates bilaterais

d.r. Clube dos Pensadores

O empresário e ex-deputado do PS Henrique Neto

O empresário e ex-deputado do PS Henrique Neto

O candidato à Presidência da República Henrique Neto saudou a candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, anunciada sexta-feira, e lançou o desafio a todos os candidatos para debates bilaterais por um confronto de ideias alargado e informativo.

“A candidatura de Henrique Neto à Presidência da República saúda a anunciada candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, esperando que a assunção do que há muito se sabia, venha colocar um ponto final na enorme, desproporcional e escandalosa diferença de oportunidades de acesso aos meios de comunicação social entre o até agora apenas putativo candidato e esta candidatura”, referiu um comunicado, hoje divulgado.

Henrique Neto também saudou o candidato Edgar Silva, cujo nome foi esta semana avançado pelo Partido Comunista Português (PCP), para disputar as eleições presidenciais portuguesas de 2016.

“A mesma saudação para o anunciado candidato do PCP, na expectativa de que o seu contributo seja útil para o debate de ideias e a afirmação de uma estratégia para Portugal que nos coloque no caminho do progresso e do desenvolvimento”, indicou o comunicado.

Henrique Neto aproveitou para lançar um convite a todos os candidatos, “desde logo Marcelo Rebelo de Sousa”, para a realização de debates bilaterais, em nome de um confronto de ideias, “o mais alargado e informativo possível”.

Debates esses “organizados pelas candidaturas ou por quem quer que seja”, acrescentou.

Este convite, segundo a candidatura de Henrique Neto, será formalizado junto dos demais candidatos nos próximos dias.

Clube dos Pensadores recebe Henrique Neto

Henrique Neto vai estar esta segunda-feira, 12, no norte do País, num debate promovido pelo Clube dos Pensadores.

A sessão terá lugar às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, e é moderada pelo fundador do CdP, o biólogo Joaquim Jorge.

Empresário e ex-deputado do PS, Henrique Neto foi o primeiro a anunciar a candidatura à Presidência da República, a 25 de março.

Apesar de socialista, apresenta-se como independente, sem apoio do PS. Crítico desde sempre de José Sócrates, está “mais próximo de António José Seguro do que de António Costa”.

O facto de ser independente dá-lhe a “liberdade de criticar o sistema político em que vivemos, que enfraquece a democracia e prejudica os interesses de Portugal e dos Portugueses”.

A iniciativa insere-se num conjunto de debates promovidos pelo Clube dos Pensadores, que recebeu já Sampaio da Nóvoa e conta ter brevemente a presença de Maria de Belém Roseira e Marcelo Rebelo de Sousa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …