Helicóptero canadiano da NATO desapareceu no mar entre Itália e Grécia

Um helicóptero canadiano, envolvido em exercícios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ao largo da costa da Grécia, desapareceu no mar Jónico, estando os esforços de busca e salvamento em curso.

No Twitter, as Forças Armadas canadianas disseram que o HMCS Fredericton perdeu o contacto com o helicóptero que lhe tinha sido destacado, o CH-148 Cyclone. Não foram fornecidos mais pormenores.

O helicóptero teria entre três a seis pessoas a bordo, mas o número de ocupantes ainda não foi confirmado.

De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, citado pelo jornal Público, o helicóptero estava fora da zona de controlo da Grécia, a 80 quilómetros da ilha grega de Cefalónia

As operações de busca estão a ser efetuadas por fragatas da marinha italiana e turca. As autoridades gregas indicaram que ainda não lhes foi pedida ajuda, uma vez que a área já se encontra fora da zona de responsabilidade do país para operações de busca e salvamento.

De acordo com a agência Lusa, fontes militares gregas disseram que foram descobertos destroços do helicóptero militar. “Detritos foram encontrados na área italiana de controlo e intervenção” no Mar Jónico”, disse à AFP fonte militar grega. “A Grécia enviou um helicóptero da marinha para participar na operação de resgate”, afirmou.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, confirmou, através do Twitter, o desaparecimento e garantiu que as buscas estão curso, sem fornecer mais detalhes.

ZAP // Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.