Helena Costa conta tudo: ingerência do diretor e contratações desconhecidas

d.r. Clermont Foot

A treinadora portuguesa de futebol, Helena Costa, com Claude Michy, presidente do Clermont Foot 63

A treinadora portuguesa Helena Costa revelou esta terça-feira ter saído do Clermont Foot 63 devido à ingerência e atitude do diretor desportivo do clube, que chegou a contratar futebolistas sem lhe dar conhecimento.

Helena Costa

“A saída deve-se principalmente ao facto de o diretor desportivo, Olivier Chavagnon, contratar jogadores sem o meu acordo, para uma equipa que eu teria de liderar, e ser responsável, não me dando qualquer conhecimento, e havendo hipóteses financeiramente viáveis para outras contratações”, disse.

Em comunicado, Helena Costa optou por contar a sua versão dos factos, um dia depois de ter resignado ao cargo, depois de o presidente Claude Michy ter feito observações contrárias ao que tinham falado.

Helena Costa tinha dito que se tratavam de razões pessoais, mas, face à postura do dirigente máximo do clube, resolveu ser clara e lamentar o “volte face” de Claude Michy, que chegou a dizer que a saída da técnica era surpreendente e incompreensível.

Num longo comunicado, a treinadora, que se preparava na equipa francesa do Clermont Foot 63 para ser a primeira mulher a orientar uma equipa profissional masculina, revela que foi informada das contratações pela secretária do clube.

“Considero inadmissível a uma estrutura do futebol profissional, que o/a treinador(a) tome conhecimento da contratação de jogadores novos pela secretária do clube, através de uma listagem de jogadores que realizariam os testes médicos no primeiro dia de atividades”, referiu.

Futebol 365

A treinadora portuguesa de futebol, Helena Costa

A treinadora portuguesa de futebol, Helena Costa

Este foi um dos muitos momentos de desentendimento com o diretor desportivo Olivier Chavagnon, que a terá sempre ignorado e chegado mesmo a responder num email dirigido a Helena Costa: “cansas-me com os teus emails, não sou o teu executante, não estou à tua disposição”.

A resposta surgiu quando a treinadora portuguesa mostrou o seu desacordo com as contratações, num processo em que foram também marcados jogos particulares sem o seu conhecimento e sem que houvesse qualquer justificação ou resposta.

A treinadora refere que tudo isso interferiu diretamente na “planificação do trabalho a realizar”, da sua inteira responsabilidade e competência, ao contrário do que foi feito, sempre à revelia.

Helena Costa deixou ainda claro que no domingo informou o presidente do clube do que se passava e que lhe disse que não pretendia trabalhar diretamente com o diretor, bem como não queria que este estivesse envolvido no trabalho da equipa.

Nesse encontro, a treinadora revelou ao presidente que até poderia abdicar do seu cargo, se este pretendesse que o diretor continuasse ligado à equipa e que o dirigente concordou com ela e que agiria no dia seguinte, mas desligou o telemóvel.

Depois de já no domingo ter sido confrontada com o diretor desportivo, sem qualquer decisão do presidente, a treinadora acabou na segunda-feira por renunciar ao cargo, sem ter chegado a apresentar-se aos jogadores.

Nada foi por isso súbito e inesperado, decorreu sim de uma série de episódios ao longo do tempo. Continuo a sentir a mesma confiança no meu trabalho que sentia quando aceitei enfrentar a posição de treinadora do Clermont Foot”, diz ainda na nota.

Futebol 376±

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …