Hawking pode estar errado quanto ao seu paradoxo de buracos negros

1

NASA/JPL-Calteech

O paradoxo da informação do buraco negro é um quebra-cabeças que resulta da combinação das previsões da mecânica quântica e da relatividade geral.

Nos anos 70, Stephen Hawking aplicou as regras da mecânica quântica e descobriu que um buraco negro isolado emitia uma forma de radiação à qual chamou de radiação de Hawking. O cientista também argumentou que a forma da radiação seria independente do estado inicial do buraco negro e dependeria apenas da sua massa, carga elétrica e momento angular.

O paradoxo da informação aparece quando se considera um processo no qual um buraco negro é formado através de um processo físico e depois evapora-se inteiramente através da radiação de Hawking

Isto por si só já gera controvérsia. Se um buraco negro pode deixar de existir, isso implica dizer que as informações contidas nele também evaporariam. É uma contradição da mecânica quântica e da gravidade, ambas teorias que explicam a própria existência dos buracos negros.

Um novo estudo afirma ter encontrado a solução para o mistério. Se os cientistas estiverem corretos, quer dizer que Hawking estava errado e a descoberta teria implicações na ciência e na física quântica.

O estudo explica como é que os buracos negros funcionam e qual é o mecanismo que pode permitir que informações supostamente destruídas sobrevivam e escapem. Isto é algo que o conceituado cientista britânico dizia ser impossível.

“É o último prego no caixão para o paradoxo porque agora entendemos o fenómeno físico exato pelo qual a informação escapa de um buraco negro em decomposição”, explica o autor principal do artigo Xavier Calmet em declarações à LiveScience.

Calmet e os seus colegas argumentam que a informação fica guardada naquilo que chamam de “cabelo quântico”, um resto de matéria que é destruída ao ser absorvida pelo buraco negro.

Isto funciona como uma espécie de impressão digital que nos diz daquilo que é feito o buraco negro, explica o El Confidencial. É esta impressão digital que afeta como as partículas são criadas e como é que elas escapam do buraco negro.

A confirmar-se, o estudo resolveria o quebra-cabeças e poderia levar a novas ideias sobre a teoria das cordas e a gravidade quântica. Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica Physics Letters B.

ZAP //

1 Comment

  1. Um paradoxo resulta do confronto de informação ou posições conflituantes e normalmente, estando um dos lados correto, o outro estará errado OU, no mínimo, estaremos a tentar relacionar ou confrontar conceitos que não devem ser confrontados.

    Posto isto: Haver algo de errado num paradoxo, é expectável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.