/

Havai: Turistas infetados com vermes parasitas que se enterram no cérebro

O Departamento de Saúde do estado do Hawaii emitiu um comunicado de imprensa, advertindo os visitantes da ilha do risco sanitário relacionado com um verme parasita que invade cérebros humanos.

De acordo com o comunicado, o verme chama-se Angiostrongylus. As autoridades de saúde deram o alerta depois de três casos não relacionados terem sido registados em turistas que chegam à ilha, aumentando para cinco o número total de casos em 2019, metade do ano anterior.

Quando estão dentro do cérebro, o verme parasita causa meningite, um processo inflamatório que, ocasionalmente, pode ser fatal. Os sintomas da doença variam entre fortes dores de cabeça e rigidez do pescoço a problemas neurológicos e incapacidade a longo prazo nos casos mais graves.

De acordo com o Departamento de Saúde, a investigação não foi capaz de determinar a origem da infeção, mas supõe-se que possa estar relacionada com o consumo de “frutas, verduras e outras plantas” não lavadas, recolhidas diretamente das árvores ou da terra. Além disso, um dos turistas que teve um teste positivo confessou que comeu uma lesma “por causa de uma aposta”.

“Reconhecemos que há mais trabalho a ser feito para educar moradores e visitantes e garantir que sabem como prevenir a disseminação da doença”, disse o diretor do Departamento de Saúde do Hawaii, Bruce Anderson, em comunicado.

De momento, a agência recomenda aos visitantes e residentes locais que lavem cuidadosamente todos os produtos com água limpa e que confirmem, antes de ingeri-los, que não há caracóis ou lesmas escondidos no alimento.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.