Antepassado do T. rex também tinha bracinhos. Serviam para acasalar (e outras teorias)

(dr) Carlos Papolio

Representação artística de um M. gigas.

Investigadores descobriram um dinossauro com braços desproporcionalmente pequenos, que viveu cerca de 20 milhões de anos antes do T. Rex.

Provavelmente quando pensamos em dinossauros, o primeiro — e, muitas vezes , o único — que nos vem à cabeça é o mítico Tyrannosaurus Rex, mais conhecido por T. Rex. Na idade adulta, um T. rex poderia atingir cerca de quatro metros de altura e 12 metros de comprimento, pesando cerca de oito toneladas.

Tinha a mordida mais poderosa dentre os dinossauros, sendo capaz de exercer uma pressão de sei toneladas. Era um total de 60 dentes irregulares, alguns com mais de 30 centímetros e outros com menos de 20.

Apesar de todas estas características aterrorizantes, o T. Rex é também muito conhecido por um detalhe tudo menos intimidador: os seus pequenos braços. Os seus braços eram muito pequenos comparados com o resto do corpo, medindo apenas cerca de um metro.

O T. rex não era o único dinossauro com um grande crânio e braços pequenos e os investigadores acabaram de encontrar mais um exemplo. Um estudo publicado este mês na revista Current Biology dá conta da descoberta de uma nova espécie de dinossauro que viveu cerca de 20 milhões de anos antes do T. Rex.

Os resultados da descoberta são baseados em fósseis que os autores do estudo desenterraram na Argentina em 2012. Os cientistas batizaram-no de Meraxes gigas, em honra de um dragão da série “Game of Thrones”.

Os autores acreditam que M. gigas 11 metros de comprimento e pesava cerca de quatro toneladas. O dinossauro, pertencente a um grupo de carcarodontossauros, viveu durante o período Cretáceo Superior, há cerca de 95 milhões de anos.

Vários carcarodontossauros foram encontrados nos últimos 30 anos, mas pouco se sabia sobre o seu crânio, antebraços ou pés. A descoberta de um fóssil tão completo quanto M. gigas vem ajudar a responder a algumas dessas questões.

“Pela primeira vez sabemos, com muitos detalhes, sobre certas partes da anatomia destes dinossauros carnívoros gigantes”, disse Juan Canale, líder do projeto no Museu Paleontológico Ernesto Bachmann, na Argentina, em declarações à CNN.

Canale salientou que normalmente é muito difícil saber o que é que os dinossauros comiam, mas dentes soltos encontrados em locais de escavação onde foram descobertos fósseis de dinossauros herbívoros sugerem que o M. Gigas teria comido os dinossauros herbívoros.

Tal como os braços do T. Rex, embora curtos, os braços de M. gigas eram fortes, sugerindo que tinham outra função.

“Estou inclinado a pensar que eles foram usados noutros tipos de atividades, como segurar a fêmea durante o acasalamento ou ajudar a levantar o corpo de uma posição deitada”, disse Canale à Reuters.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.