/

Havai tem novo programa para atrair teletrabalhadores que queiram instalar-se na ilha

1

Movers & Shakas é o nome do novo programa de residência temporária criado pelo governo do Havai, para atrair profissionais talentosos que se encontrem em teletrabalho e promover a economia da ilha.

O estado norte-americano decidiu abrir um concurso e convidar “profissionais talentosos” a viver e trabalhar a partir da ilha. O programa chama-se “Movers & Shakas” e as candidaturas, destinadas a maiores de 18 anos que se encontrem em teletrabalho, estão abertas até ao dia 15 de dezembro.

“É uma iniciativa para recrutar e acolher profissionais talentosos para ajudar a construir uma economia resiliente. O nosso objetivo é reconstruir a resiliência da nossa comunidade local, seguindo os princípios da cultura anfitriã do Havai”, lê-se no site oficial do programa, criado pelo estado em colaboração com escolas e empresas.

O que se pede aos candidatos é que “deem do seu tempo e contribuam com as suas capacidades para a comunidade local, sem fins lucrativos”, dedicando algumas horas por semana a uma organização sem fins lucrativos, onde podem usar seus conhecimentos e habilitações.

Em contrapartida, o Havai oferece as viagens de avião de ida e volta para Oahu – uma ilha dos Estados Unidos que fica no Pacífico Central -, os hotéis onde pode ficar a viver e os locais onde irá trabalhar em “coworking”.

De acordo com a CNN, a primeira fase do programa irá selecionar 50 candidatos, que terão as condições mais vantajosas, uma vez que farão parte do projeto-piloto. Os selecionados têm de se mudar no prazo de um mês após a seleção e devem passar pelo menos 30 dias consecutivos na ilha.

“O Havai atualmente tem a menor taxa per capita de infeções por covid do país, tornando-o um dos lugares mais seguros para se viver e trabalhar”, refere o comunicado do programa. Até agora, esta ilha do Pacífico registou mais de 18 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 200 mortes.

“Movers and Shakas é um pequeno passo em direção à recuperação económica e à diversificação de nossa economia”, disse Jason Higa, o fundador do grupo, à CNN.

“Acreditamos que a normalização do teletrabalho apresenta uma oportunidade para os residentes locais voltarem para casa e para os profissionais que vivem fora do estado vivenciarem o Havai, não como turistas, mas como contribuintes e membros da nossa comunidade”, refere o criador da iniciativa.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.