Harvey Weinstein diz que o seu trabalho em prol das mulheres “foi esquecido”

Justin Lane / EPA

O antigo produtor de cinema Harvey Weinstein queixou-se que o seu trabalho “foi esquecido” na sequência das acusações de dezenas de mulheres que lhe imputaram crimes que vão de assédio sexual a violação.

Numa entrevista ao New York Post, citada pelo Observador, o antigo produtor de cinema afirmou: “O meu trabalho foi esquecido. Fiz mais filmes realizados por mulheres e sobre mulheres do que qualquer outro produtor de filmes – e estou a falar de há 30 anos, não de agora que isso está em voga. Fi-lo primeiro, fui pioneiro”.

Sem comentar as acusações de que foi alvo – mais de 70 mulheres denunciaram casos em que se sentiram violentadas e assediadas sexualmente -, Harvey Weinstein falou de uma dessas atrizes, Gwyneth Paltrow, frisando as condições salariais que lhe concedeu.

Foi “a atriz mais bem paga num filme independente, ganhando mais do que qualquer homem”, disse, referindo-se ao filme “Altos Voos”, de 2003. Como lembrou o New York Times, a atriz acusou Weinstein de a ter “seduzido” e levado até um quarto de hotel quando tinha 22 anos, referindo ainda este tentou fazer-lhe uma massagem.

No seguimento da entrevista, um grupo de 23 mulheres e alegadas vítimas do antigo produtor de cinema publicou uma declaração conjunta, onde atribuem a Weinstein uma “tentativa de manipular e iludir a sociedade novamente”.

“Diz numa nova entrevista que não quer ser esquecido. Bom, não será. Será lembrado como um predador sexual e um abusador que não se arrepende do que fez, que tirou tudo e não merece nada. Vai ser lembrado pela vontade coletiva de incontáveis mulheres que se levantaram e disseram que já chega. Recusamos deixar este predador reescrever o seu legado de abuso”, lê-se ainda na declaração, citada pelo Guardian.

Entre as mulheres que assinaram a declaração estão as atrizes Rosanna Arquette, Ashley Judd e Rose McGowan. Rose McGowan publicou no Twitter: “Não me esqueci de ti, Harvey. O meu corpo não se esqueceu de ti. Quem me dera que tivesse esquecido. Recusei-me a assinar um acordo de confidencialidade depois do que aconteceu porque sabia que iria atrás de ti. E assim foi. Tudo isto é sobre parar um violador inveterado. Tu”.

O julgamento de Harvey Weinstein, que se tem declarado inocente, foi agendado para o dia 06 de janeiro. Entre as acusações mais graves estão uma de violação e uma acusação de uma antiga assistente de produção, que garante ter sido forçada a permitir que este lhe fizesse sexo oral, em 2006.

Há uma semana, foi divulgado que Weinstein chegou a acordo com mais de 30 atrizes e antigas funcionárias, no qual estava prevista uma indeminização de 25 milhões de dólares, pagos pela Weinstein Company.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …