/

Harvey Weinstein diz que o seu trabalho em prol das mulheres “foi esquecido”

Justin Lane / EPA

O antigo produtor de cinema Harvey Weinstein queixou-se que o seu trabalho “foi esquecido” na sequência das acusações de dezenas de mulheres que lhe imputaram crimes que vão de assédio sexual a violação.

Numa entrevista ao New York Post, citada pelo Observador, o antigo produtor de cinema afirmou: “O meu trabalho foi esquecido. Fiz mais filmes realizados por mulheres e sobre mulheres do que qualquer outro produtor de filmes – e estou a falar de há 30 anos, não de agora que isso está em voga. Fi-lo primeiro, fui pioneiro”.

Sem comentar as acusações de que foi alvo – mais de 70 mulheres denunciaram casos em que se sentiram violentadas e assediadas sexualmente -, Harvey Weinstein falou de uma dessas atrizes, Gwyneth Paltrow, frisando as condições salariais que lhe concedeu.

Foi “a atriz mais bem paga num filme independente, ganhando mais do que qualquer homem”, disse, referindo-se ao filme “Altos Voos”, de 2003. Como lembrou o New York Times, a atriz acusou Weinstein de a ter “seduzido” e levado até um quarto de hotel quando tinha 22 anos, referindo ainda este tentou fazer-lhe uma massagem.

No seguimento da entrevista, um grupo de 23 mulheres e alegadas vítimas do antigo produtor de cinema publicou uma declaração conjunta, onde atribuem a Weinstein uma “tentativa de manipular e iludir a sociedade novamente”.

“Diz numa nova entrevista que não quer ser esquecido. Bom, não será. Será lembrado como um predador sexual e um abusador que não se arrepende do que fez, que tirou tudo e não merece nada. Vai ser lembrado pela vontade coletiva de incontáveis mulheres que se levantaram e disseram que já chega. Recusamos deixar este predador reescrever o seu legado de abuso”, lê-se ainda na declaração, citada pelo Guardian.

Entre as mulheres que assinaram a declaração estão as atrizes Rosanna Arquette, Ashley Judd e Rose McGowan. Rose McGowan publicou no Twitter: “Não me esqueci de ti, Harvey. O meu corpo não se esqueceu de ti. Quem me dera que tivesse esquecido. Recusei-me a assinar um acordo de confidencialidade depois do que aconteceu porque sabia que iria atrás de ti. E assim foi. Tudo isto é sobre parar um violador inveterado. Tu”.

O julgamento de Harvey Weinstein, que se tem declarado inocente, foi agendado para o dia 06 de janeiro. Entre as acusações mais graves estão uma de violação e uma acusação de uma antiga assistente de produção, que garante ter sido forçada a permitir que este lhe fizesse sexo oral, em 2006.

Há uma semana, foi divulgado que Weinstein chegou a acordo com mais de 30 atrizes e antigas funcionárias, no qual estava prevista uma indeminização de 25 milhões de dólares, pagos pela Weinstein Company.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.