Hamburgo é a 1ª cidade do mundo a proibir as cápsulas de café

5

Sara Van de Velde / Flickr

-

São usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula com 6 gramas de café

O consumo de cápsulas de café na Europa Ocidental triplicou desde 2011. São práticas e ganham cada vez mais adeptos pelo mundo fora. Consequentemente, triplicou também a geração de resíduos.

Para acabar com a “praga” dos resíduos gerados pelas populares cápsulas de café – que, além de tudo, são de difícil reciclagem, por misturarem plástico e alumínio – a cidade de Hamburgo, na Alemanha, resolveu, no início deste ano, dar o exemplo e tornou-se a primeira do mundo a proibir a sua compra e consumo.

Por enquanto, a medida só é válida dentro dos edifícios públicos, uma vez que o governo não pode interferir no livre arbítrio dos consumidores.

Mas a medida já está a causar controvérsia, tendo dado um grande empurrão ao debate em todo o país sobre a geração de resíduos e os hábitos de consumo.

“Para termos uma ideia da dimensão do desperdício de recursos em causa, basta sabermos que são usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula, que leva 6 gramas de café”, exemplifica o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, Jan Dube, citado pela BBC.

“Nós, em Hamburgo, pensamos que esse desperdício não deve ser pago pelos contribuintes”, remata Jan Dube.

Mas entretanto, toma um cafezinho?

ZAP / The Greenest Post

5 Comments

  1. Deixo aqui algo para pensar:
    – As capsulas de café em aluminio são exclusivo da Nespresso, patente registada. Todos os outros tem de fazer em plastico.

    Tentem fazer a Nestlé entender essa questão ambiental e abrir a patente para utilização de todas as marcas. É que as capsulas em aluminio são facilmente reciclaveis !

    Boa sorte !

  2. Mais uma notícia sobre um tolo que decidiu que era hora de ter os seus 10 minutos de fama mas que, ao contrário de outros tolos, lhe saiu a sorte grande e não só os seus 10 minutos já estão demasiado longos como ainda tem seguidores.

    Penso que alguém deveria ensinar a esse tolo e a outros ainda mais tolos por decidirem segui-lo que é possível reutilizar as cápsulas de café usadas não apenas uma vez mas outra e outra e outra vez… e outra e outra e outra vez… e é tão simples, tão simples, tão simples que chega a ser ridículo.

    https://www.youtube.com/watch?v=3fj8alytWUc

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.