O consumo de cápsulas de café na Europa Ocidental triplicou desde 2011. São práticas e ganham cada vez mais adeptos pelo mundo fora. Consequentemente, triplicou também a geração de resíduos.
Para acabar com a “praga” dos resíduos gerados pelas populares cápsulas de café – que, além de tudo, são de difícil reciclagem, por misturarem plástico e alumínio – a cidade de Hamburgo, na Alemanha, resolveu, no início deste ano, dar o exemplo e tornou-se a primeira do mundo a proibir a sua compra e consumo.
Por enquanto, a medida só é válida dentro dos edifícios públicos, uma vez que o governo não pode interferir no livre arbítrio dos consumidores.
Mas a medida já está a causar controvérsia, tendo dado um grande empurrão ao debate em todo o país sobre a geração de resíduos e os hábitos de consumo.
“Para termos uma ideia da dimensão do desperdício de recursos em causa, basta sabermos que são usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula, que leva 6 gramas de café”, exemplifica o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, Jan Dube, citado pela BBC.
“Nós, em Hamburgo, pensamos que esse desperdício não deve ser pago pelos contribuintes”, remata Jan Dube.
Mas entretanto, toma um cafezinho?
ZAP / The Greenest Post
Deixo aqui algo para pensar:
– As capsulas de café em aluminio são exclusivo da Nespresso, patente registada. Todos os outros tem de fazer em plastico.
Tentem fazer a Nestlé entender essa questão ambiental e abrir a patente para utilização de todas as marcas. É que as capsulas em aluminio são facilmente reciclaveis !
Boa sorte !
Em Hamburgo poderiam passar a beber mais chá e resolveriam o problema de vez. Cápsulas é coisa de povos ricos mimados.
E porque não voltar ao velho pacote?
E o mais certo será continuarem a levarem no pacote, o café , pró serviço público!
Mais uma notícia sobre um tolo que decidiu que era hora de ter os seus 10 minutos de fama mas que, ao contrário de outros tolos, lhe saiu a sorte grande e não só os seus 10 minutos já estão demasiado longos como ainda tem seguidores.
Penso que alguém deveria ensinar a esse tolo e a outros ainda mais tolos por decidirem segui-lo que é possível reutilizar as cápsulas de café usadas não apenas uma vez mas outra e outra e outra vez… e outra e outra e outra vez… e é tão simples, tão simples, tão simples que chega a ser ridículo.
https://www.youtube.com/watch?v=3fj8alytWUc