Hamburgo é a 1ª cidade do mundo a proibir as cápsulas de café

Sara Van de Velde / Flickr

-

São usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula com 6 gramas de café

O consumo de cápsulas de café na Europa Ocidental triplicou desde 2011. São práticas e ganham cada vez mais adeptos pelo mundo fora. Consequentemente, triplicou também a geração de resíduos.

Para acabar com a “praga” dos resíduos gerados pelas populares cápsulas de café – que, além de tudo, são de difícil reciclagem, por misturarem plástico e alumínio – a cidade de Hamburgo, na Alemanha, resolveu, no início deste ano, dar o exemplo e tornou-se a primeira do mundo a proibir a sua compra e consumo.

Por enquanto, a medida só é válida dentro dos edifícios públicos, uma vez que o governo não pode interferir no livre arbítrio dos consumidores.

Mas a medida já está a causar controvérsia, tendo dado um grande empurrão ao debate em todo o país sobre a geração de resíduos e os hábitos de consumo.

“Para termos uma ideia da dimensão do desperdício de recursos em causa, basta sabermos que são usadas 3 gramas de plástico para fazer cada cápsula, que leva 6 gramas de café”, exemplifica o porta-voz do Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, Jan Dube, citado pela BBC.

“Nós, em Hamburgo, pensamos que esse desperdício não deve ser pago pelos contribuintes”, remata Jan Dube.

Mas entretanto, toma um cafezinho?

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Deixo aqui algo para pensar:
    – As capsulas de café em aluminio são exclusivo da Nespresso, patente registada. Todos os outros tem de fazer em plastico.

    Tentem fazer a Nestlé entender essa questão ambiental e abrir a patente para utilização de todas as marcas. É que as capsulas em aluminio são facilmente reciclaveis !

    Boa sorte !

  2. Mais uma notícia sobre um tolo que decidiu que era hora de ter os seus 10 minutos de fama mas que, ao contrário de outros tolos, lhe saiu a sorte grande e não só os seus 10 minutos já estão demasiado longos como ainda tem seguidores.

    Penso que alguém deveria ensinar a esse tolo e a outros ainda mais tolos por decidirem segui-lo que é possível reutilizar as cápsulas de café usadas não apenas uma vez mas outra e outra e outra vez… e outra e outra e outra vez… e é tão simples, tão simples, tão simples que chega a ser ridículo.

    https://www.youtube.com/watch?v=3fj8alytWUc

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …