Hackers russos leram e-mail de Obama

Pete Souza / Whitehouse

O presidente norte-americano, Barack Obama

O presidente norte-americano, Barack Obama

Piratas informáticos russos leram, no final do ano passado, mensagens de correio eletrónico não classificadas de ou para o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, noticiou, no sábado, o New York Times, citando altos funcionários norte-americanos.

Os hackers também acederam ao sistema de comunicação não classificada do Departamento de Estado, entraram nos arquivos de e-mail de pessoas da Casa Branca e talvez até de pessoas de fora com quem Obama comunica regularmente, indicou o jornal.

As autoridades norte-americanas reconheceram, no início do mês, que no final de 2014 houve uma intrusão, mas relativizaram o incidente assegurando que dados classificados não tinham sido afetados.

Fontes citadas pelo New York Times garantem que os servidores sensíveis, como os que gerem as mensagens trocadas entre o Presidente e os seus assessores, não foram comprometidos.

Apesar disso, as redes não classificadas às quais acederam os piratas informáticos russos contêm trocas de mensagens de correio eletrónico com diplomatas, sobre movimentos de pessoal, com horários do Presidente, negociações e projetos de lei e, inevitavelmente, alguma discussão política, ou seja, informações que apesar de rotineiras são consideradas sensíveis.

Não é claro quantos e-mails de Obama foram lidos, indicou o New York Times, acrescentando que a sua própria conta de e-mail aparentemente não foi alvo do ataque, tendo sido através das contas de pessoal que os piratas informáticos acederam às mensagens de correio eletrónico enviadas ou recebidas pelo Presidente norte-americano, segundo indicaram ao jornal altos funcionários norte-americanos a par da investigação.

“Ainda assim, o facto de as comunicações de Obama estar entre as visadas pelos hackers – presumivelmente com ligações ao governo russo, ou até ao seu serviço – foi uma das conclusões mais bem guardadas do inquérito”, assinala o New York Times.

“É o ângulo russo que faz com que isto seja particularmente preocupante”, disse um alto funcionário.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …