A direção da Escola Superior de Enfermagem do Hospital de Santa Maria, no Porto, apresentou uma queixa à polícia depois do seu site ter sido atacado por hackers.
Em declarações à Lusa, José Manuel Silva referiu que, depois de ter sido detetada a invasão dos piratas informáticos, a queixa às autoridades foi apresentada na terça-feira.
De acordo com a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, a invasão dos hackers foi detetada na segunda-feira à noite pelos serviços técnicos da escola, sendo que os piratas colocaram no site um vídeo, com palavras em inglês, a apelar à adesão ao Estado Islâmico.
O diretor da escola adiantou não ter “nenhuma explicação” para o que aconteceu, tendo em conta que se trata de uma instituição educativa.
Contactada pela Lusa, fonte da Polícia Judiciária confirmou que o caso está “sob investigação”, depois de ter sido apresentada pela direção da escola “uma denúncia de crime cometido por meio informático”.
O site da escola ainda estava indisponível na manhã de quarta-feira.
A Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular, pertencente à província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
/Lusa
Atenção à escrita!
Quando li o título da notícia, fiquei a pensar que existia um site português com apelo à adesão ao Estado Islâmico e que esse site tinha sido atacado por Hackers. Para não haver confusão, deve ser usado um sinal de pontuação tão simples quanto eficaz – a “vírgula”:
“Hackers atacam site português, com apelo à adesão ao Estado Islâmico” ou, melhor ainda, “Hackers atacam site português, apelando à adesão ao Estado Islâmico”.