Um hábito simples reduz a dor na lombar em metade

Uma nova pesquisa concluiu que caminhar 130 minutos por semana ajuda a cortar a dor na lombar em quase metade.

Caminhar três vezes por semana reduz significativamente o risco de dor lombar. É o que aponta um estudo publicado na revista The Lancet na quarta-feira. Segundo o material, as pessoas que caminham aproximadamente 130 minutos por semana permanecem sem dor durante quase o dobro do tempo em comparação com as outras.

Durante o estudo, os cientistas da Macquarie University (Austrália) acompanharam durante três anos 701 pessoas que tiveram episódios de dor lombar.

Para verificar a eficácia da caminhada, metade dessas pessoas foi designada a um programa de caminhadas frequentes e sessões educativas com um fisioterapeuta. O outro grupo não passou por nenhum tipo de intervenção.

O resultado foi que o grupo que fez as caminhadas teve menos ocorrências de dor em comparação com o grupo de controlo, e um período médio mais longo antes da dor voltar — enquanto o primeiro grupo demorou uma média de 208 dias para a dor voltar, o outro demorou 112 dias.

“O risco de ter uma recorrência que exigisse a procura de cuidados foi quase reduzido pela metade naqueles do grupo de caminhada”, afirma o co-autor do estudo, Mark Hancock.

Caminhar reduz o risco de dor

“Caminhar é um exercício simples, de baixo custo e amplamente acessível, que quase qualquer pessoa pode praticar, independentemente da idade, localização geográfica ou estatuto socioeconómico”, acrescenta o investigador.

A equipa ainda não sabe exatamente por que caminhar é tão bom para prevenir dores nas costas, mas já tem algumas teorias: a combinação de movimentos suaves, carga e fortalecimento das estruturas e músculos da coluna vertebral, relaxamento e alívio do stress, além da liberação da endorfina, pode ajudar a explicar esse efeito.

“Também sabemos que caminhar traz muitos outros benefícios à saúde, incluindo saúde cardiovascular, melhora da densidade óssea, manutenção de um peso saudável e melhora da saúde mental”, conclui.

Benefícios de caminhar

E é verdade: caminhar pode ter diversos benefícios para a saúde, como já deixaram claro alguns estudos ao longo do tempo.

O curioso é que esses benefícios vão muito além das dores físicas. Para se ter uma ideia, caminhar 10 mil passos por dia ajuda a reduzir risco de demência, segundo um estudo da The University of Sydney (Austrália).

Além disso, também pode ser uma prática recomendada para quem trabalha sentado, já que caminhar por 2 minutos diminui a glicose no sangue, como mostra a University of Limerick (Irlanda).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.