Há uma “porta para outro mundo” no Reino Unido

Russel Wills

Localizada a 16 quilómetros da costa nordeste da Escócia, as ilhas Orkney são um tesouro de história, desde a famosa aldeia neolítica Skara Brae até ao belo e misterioso Círculo de Pedras de Brodgar – um círculo de pedras fascinante que foi um local de rituais e cerimónias.

No entanto, a primeira impressão de outro dos famosos sítios pré-históricos de Orkney, o túmulo de Maeshowe, é de um monte verde sem graça rodeado por um fosso.

Apesar da sua aparência, este moledre funerário de 5000 anos é na verdade uma obra-prima do design e engenharia antigos, e um testemunho da habilidade dos habitantes pré-históricos de Orkney. Isto porque, durante cerca de três semanas antes e depois do solstício de inverno (que ocorre a 21 ou 22 de dezembro de cada ano), os visitantes têm a oportunidade de ver algo verdadeiramente mágico acontecer aqui.

Durante esta época do ano, a passagem estreita para o túmulo torna-se mais do que apenas uma entrada: foi deliberadamente projetada para alinhar-se com o pôr do sol do meio do inverno. Justamente quando os últimos raios começam a desaparecer – o que acontece por volta das 15:10 nesta época mais profunda e escura do meio do inverno – um feixe de luz desce pela passagem, desliza pelo chão do túmulo e ilumina a parede traseira como uma porta dourada e brilhante para outro mundo.

“O solstício de inverno é uma época crucial do ano e Maeshowe representa milhares de horas de trabalho árduo”, explicou o gerente do monumento, Phil Hopkins. “Se estiver lá quando funciona, quando o sol se põe no momento certo, é inspirador. Há uma atmosfera silenciosa, como quando se está numa catedral.”

Visitar Maeshowe

Maeshowe está aberto durante todo o ano, com particular interesse em torno do solstício de inverno. Devido à capacidade limitada, recomenda-se fortemente reservar uma visita online com antecedência.

Há milhares de anos, Maeshowe teria ajudado os locais a lidar com as profundezas do inverno. Como estaria escuro durante 18 horas por dia, o contraste surpreendente do túmulo escuro sendo subitamente transformado tranquilizaria-os de que os dias em breve começariam a alongar-se lentamente. A luz teria lembrado a re-emergência da vida na Terra na primavera – e talvez também a promessa tentadora de vida eterna noutro mundo.

“É uma experiência muito comovente, mas não exige que se suspenda a crença. Se nada mais, mostra que se está num mundo que está a girar”, disse Hopkins.

Ellie Shiel conseguiu um emprego temporário como zeladora em Maeshowe há 17 anos e ainda está lá, infinitamente fascinada pela história que se desenrola à sua volta.

“Só perdi o solstício de inverno aqui duas vezes nesse tempo e isso foi porque estávamos fechados durante a Covid”, disse. “A experiência é genuinamente mágica e, não importa quantas vezes eu a veja, é sempre diferente, com o sol a bater na parede de maneiras diferentes e com várias intensidades.”

Shiel explicou que “a beleza disso é que pode vir no início ou no final de dezembro até janeiro e ainda assim vê-lo“. Embora Maeshowe esteja entre os melhores edifícios neolíticos que sobrevivem no noroeste da Europa, a sua construção permanece um mistério.

A câmara de entrada estreita de 10 metros é revestida com lajes de pedra maciças, enquanto a câmara central é quadrada e espaçosa, com cerca de 5 metros de largura, com enormes pedras de pé – uma em cada canto – atraindo imediatamente a atenção.

Algumas destas pedras teriam pesado mais de três toneladas, e o esforço envolvido para colocá-las no lugar foi quase inimaginável, especialmente porque as ferramentas eram provavelmente feitas de chifres de animais. “Teria sido um trabalho tão árduo transportar estas lindas pedras enormes possivelmente de tão longe quanto três milhas”, disse Hopkins.

Mesmo o trabalho que teria sido necessário para escavar o fosso que rodeia o monte de 7,3 metros de altura e 35 metros de diâmetro parece improvável. “[O fosso é] 4 metros de profundidade e foi cavado em rocha sólida por pessoas sem ferramentas de metal. O que os levou a continuar, qual era o como e o porquê por trás disso?” disse Hopkins.

O local inspirou uma variedade de teorias, com a maioria dos arqueólogos e historiadores a acreditar que era um local de ritual e religião ou um centro astronómico para observar os céus. Os humanos sempre olharam para as estrelas em busca de respostas, tanto para orientação durante as viagens quanto para marcar a passagem do tempo; enquanto a religião e o ritual davam às culturas em todo o mundo a segurança da fé, e o povo de Orkney não seria diferente, provavelmente olhando para os seus deuses nos céus.

“Não há registos escritos das pessoas que construíram Maeshowe, então as teorias mudam com o tempo, e essa é parte da diversão – a verdade por trás de Maeshowe é na verdade um palpite de qualquer pessoa e, embora possamos acertar em algumas coisas, nunca saberemos ao certo até inventarmos uma máquina do tempo”, disse Hopkins. “Só podemos supor que foram construídos para tentar responder às intermináveis perguntas sobre a vida e a morte, e Maeshowe parece estar entre ambos os mundos.”

Enquanto Shiel aprecia os aspectos espirituais e crenças em torno de Maeshowe, acredita que foi construído para nutrir a comunidade, uma teoria apoiada pelo facto de diferentes pedras de toda a ilha terem sido usadas para criar o Círculo de Pedras de Brodgar, que fica a apenas dois quilómetros de distância.

“A vida era difícil e ajudava ter boas relações e ajudar uns aos outros”, disse Shiel. “A vida era mais estável e segura dessa forma, e enquanto cada cultura desenvolveu religião, é preciso de mais [do que isso]. Laços e amizades, um encontro anual de todas as tribos onde poderiam negociar ou encontrar um parceiro poderiam naturalmente acontecer no inverno.”

Parte da sua fascinação com Maeshowe é a sua intemporalidade. Algo importante inspirou a construção de Maeshowe, e inúmeros visitantes ainda hoje encontram consolo ao ver o sol inundar o túmulo escuro com luz. O final do ano é um momento tradicional para refletir e ponderar o futuro, tanto nesta vida – e talvez na próxima. O solstício de inverno oferece-nos o mesmo conforto que os nossos ancestrais procuravam há 5.000 anos atrás: iluminar quando tudo o resto está escuro.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.