Agência Central de Cobrança Judicial

Floortje foi ao dentista, não foi uma visita agradável – mas depois até deu para rir por causa de uma multa surpreendente de 439 euros.
Quem diria que ir a uma consulta no dentista iria ser a origem de uma multa de 439 euros por causa de uma infracção ao volante que não se cometeu?
É o início de uma história confusa, mas real. Aconteceu a Floortje, que vive em ‘s-Hertogenbosch (Den Bosch), uma das maiores cidades do sul dos Países Baixos.
A jovem holandesa foi ao dentista. Não foi uma visita agradável – mas depois até deu para rir por causa de uma multa surpreendente.
“Cheguei a casa e vi logo que havia uma multa. Estava em nome do meu namorado, mas tinha-lhe pedido o carro emprestado recentemente. Por isso, pensei logo: deixa-me ver se não foi culpa minha. Quando abri, vi a multa, apanhei um susto: 439 euros!“, relata a própria, na Omroep Brabant.
Contexto: Floortje estava a conduzir na auto-estrada A2, perto de Boxtel; ia para o trabalho; e foi multada porque estava com o telemóvel na mão enquanto conduzia.
Mas não era um telemóvel. Era um bloco refrigerador, que parece uma cuvete de gelo, que estava a ser aplicado no sítio onde os dentes do siso doíam, por causa da extracção, na véspera.
Ainda durante essa viagem, Floortje reparou que estava um carro da polícia ao seu lado: “Pensei: espero que não pensem que estou ao telefone com aquele bloco de gelo na bochecha”.
Os polícias não terão visto mas uma câmara de filmar à frente viu.
Quando viu a multa, ficou confusa: “Quase nunca falo ao telemóvel no carro, por isso fiquei muito confusa no início. Até que, de repente, me lembrei: tinha extraído os dentes do siso no dia anterior e estava sentada com um bloco de gelo encostada à cara!”.
Pediu a fotografia da câmara de vigilância: “Quando vi, o meu ritmo cardíaco voltou a baixar. Aquele bloco de gelo é muito maior do que um telemóvel. E, se olharem com atenção, até conseguem ver o meu telemóvel parado no suporte”.
“O meu namorado e eu rimos muito por causa disto!”, conta.
Agora vai “lutar” para não pagar a multa: “E acho que vou vencer”, ri-se.