Há uma planta carnívora que sabe contar

taylorsflickr / Flickr

A Dionaea muscipula sabe contar

A Dionaea muscipula sabe contar

Um novo estudo alemão revela que a dioneia, uma planta carnívora de nome científico Dionaea muscipula, é capaz de “contar” o número de vezes que um insecto toca nos seus pelos, usando essa informação para melhorar a sua digestão.

Um grupo de cientistas da Universidade de Würzburg registou as mudanças geradas no interior da planta pelo impulso dos insectos, sempre que tocam nestes pelos, e concluiu que a planta reage de forma diferente consoante o número de toques que sente.

De acordo com os resultados do estudo, publicados a semana passada na revista científica Current Biology, dois toques nos pelos da planta desencadeiam um aumento da secreção de hormonas, enquanto que cinco toques aumentam a produção de enzimas digestivas.

Segundo os investigadores, a planta responde a toques subsequentes aumentando os seus processos digestivos, a partir do momento em que a captura de um insecto é confirmada.

Além disso, a planta acelera ainda mais esses processos se a presa parecer ter grandes dimensões.

Estudos anteriores já tinham mostrado que dois toques na pelugem da planta, num intervalo de tempo de 15 a 20 segundos, faziam com que a planta se fechasse.

“O mecanismo permite que a dioneia equilibre o custo / benefício da sua caça”, explica o autor principal do estudo, Rainer Hedrich, investigador da Universidade de Würzburg.

Isso impede-a de desperdiçar energia com pingos de chuva e outros alarmes falsos – ou seja, coisas que não são comida.

Segundo Rebecca Hilgenhof, uma botânica e horticultora de Londres, “estas descobertas são fascinantes”.

“Para mim, a parte mais interessante é perceber que há qualquer coisa que diz à planta como reagir a um determinado número de toques num determinado intervalo de tempo”, diz Hilgenhof à BBC.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …