Há uma inovadora Universidade feita em madeira, onde os alunos são uns sortudos

Henning Larsen's University

Henning Larsen’s University

Nas Ilhas Faroé, foi construída uma Universidade em madeira. Os alunos vão ter a sorte a seu favor: em primeiro lugar porque vão ficar mais protegidos do clima severo da região; em segundo porque poderão evocar a sorte mais vezes.

A inovadora Universidade de Henning Larsen’s inovadora, nas Ilhas Faroé, está a ser feita em madeira.

O edifício é inspirado em técnicas de construção locais tradicionais, como conta o New Atlas.

O objetivo é, segundo a construtora Henning Larsen Architects, proteger os estudantes do clima extremo, permitindo-lhes que desfrutem “do espaço exterior por mais 150 dias do que o habitual”.

As Ilhas Faroé são um território autónomo dinamarquês localizado no Atlântico Norte que, frequentemente, experimenta um clima imprevisível e desafiador, o que significa que o tempo passado ao ar livre é, muitas vezes, limitado.

A Henning Larsen Architects tornou essa preocupação o foco principal do projeto.

“Usando simulações de vento e sol, posicionámos o volume do edifício de forma a estar mais protegido”, disse Jakob Strømann-Andersen, Diretor de Sustentabilidade e Inovação da empresa.

“Estamos a transformar algumas partes existentes de um estacionamento num novo espaço comunitário verde, abrigado dos fortes ventos do noroeste que dominam Torshavn [a capital das Ilhas Faroé]. Desta forma, adicionámos 150 dias à temporada ao ar livre confortável e criámos as melhores condições possíveis para a vida ao ar livre, num dos locais de campus mais inóspitos do mundo“, explicou.

O edifício será coberto de relva, o que ajudará a isolar o interior e permitirá que se misture com a arquitetura tradicional local, que inclui algumas das casas de madeira habitadas mais antigas do mundo, datadas do século XI.

O interior vai medir 8000 metros quadrados, que serão ocupados por um corredor semi-externo central cheio de luz, além de uma biblioteca, espaços de estudo, cantina, salas de aula e um grande auditório.

Segundo os arquitetos, o design interior também vai maximizar a luz do dia e fazer combinar a madeira natural com a vegetação.

Por fim, os alunos também terão a oportunidade de afastar o azar (ou evocar a sorte) e potenciar os resultados académicos… bater na madeira ficou mais fácil do que nunca.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.