Há uma epidemia mundial de miopia

A miopia está a alcançar proporções epidémicas em todo o mundo, com destaque para a Ásia oriental, onde em países como a China cerca de 90% dos adolescentes são míopes.

Esta tendência vertiginosa tem levado os cientistas a repensar a sua opinião acerca das possíveis causas para este defeito da visão, um distúrbio visual que provoca a focalização da imagem antes de esta chegar à retina.

Na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 50% dos jovens sofre de miopia. O problema atinge o seu máximo em países como Hong Kong, Taiwán, Singapura e a Coreia do Sul.

Segundo a revista Nature, em Seul, por exemplo, 96,5% dos jovens sofre de miopia.

A estes números elevados soma-se a rápida expansão da doença, que na China se multiplicou por nove em seis décadas, período em que, na União Europeia, a miopia teve um aumento de 50%.

Qual a razão para a epidemia?

Durante muito tempo, o consenso na comunidade científica era que a miopia seria largamente devida a factores genéticos.

Mas um estudo recente atribui o aumento da incidência de miopia nas últimas décadas ao facto de passarmos mais tempo dentro de edifícios.

Segundo o estudo, a luz solar estimula a libertação de dopamina na retina. Este neuro-transmissor, por seu lado, regula a forma do globo ocular durante o seu desenvolvimento.

Para combater este grande crescimento da miopia “é muito importante passar uma mensagem”, diz Kathryn Rose, directora do departamento de oftalmologia da Universidade de Sydney, “a mensagem de que as crianças precisam de passar mais tempo ao ar livre“.

Há um tratamento simples

Segundo Ian Morgan, investigador da Universidade Nacional da Austrália, em Camberra, “as crianças precisam de cerca de 3 horas por dia em ambientes com uma luminosidade de pelo menos 10.000 lux para ficarem protegidas da miopia”.

Esta é a luminosidade experimentada por alguém que esteja à sombra de uma árvore, com óculos de sol, num dia de verão solarengo.

Outros cientistas, como Padmaja Sankaridurg, do Holden Vision Institute, em Sydney, na Australia, estão a estudar abordagens baseadas no desenvolvimento de óculos ou lentes de contacto correctivas, cirurgias ou tratamentos farmacêuticos baseados no uso de atropina.

“Queremos fazer uma abordagem holística, global, ao problema da miopia”, diz Sankaridurg.

Mas nada parece poder ultrapassar a simplicidade de mandar as crianças brincar lá para fora.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …