Há uma epidemia mundial de miopia

A miopia está a alcançar proporções epidémicas em todo o mundo, com destaque para a Ásia oriental, onde em países como a China cerca de 90% dos adolescentes são míopes.

Esta tendência vertiginosa tem levado os cientistas a repensar a sua opinião acerca das possíveis causas para este defeito da visão, um distúrbio visual que provoca a focalização da imagem antes de esta chegar à retina.

Na Europa e nos Estados Unidos, cerca de 50% dos jovens sofre de miopia. O problema atinge o seu máximo em países como Hong Kong, Taiwán, Singapura e a Coreia do Sul.

Segundo a revista Nature, em Seul, por exemplo, 96,5% dos jovens sofre de miopia.

A estes números elevados soma-se a rápida expansão da doença, que na China se multiplicou por nove em seis décadas, período em que, na União Europeia, a miopia teve um aumento de 50%.

Qual a razão para a epidemia?

Durante muito tempo, o consenso na comunidade científica era que a miopia seria largamente devida a factores genéticos.

Mas um estudo recente atribui o aumento da incidência de miopia nas últimas décadas ao facto de passarmos mais tempo dentro de edifícios.

Segundo o estudo, a luz solar estimula a libertação de dopamina na retina. Este neuro-transmissor, por seu lado, regula a forma do globo ocular durante o seu desenvolvimento.

Para combater este grande crescimento da miopia “é muito importante passar uma mensagem”, diz Kathryn Rose, directora do departamento de oftalmologia da Universidade de Sydney, “a mensagem de que as crianças precisam de passar mais tempo ao ar livre“.

Há um tratamento simples

Segundo Ian Morgan, investigador da Universidade Nacional da Austrália, em Camberra, “as crianças precisam de cerca de 3 horas por dia em ambientes com uma luminosidade de pelo menos 10.000 lux para ficarem protegidas da miopia”.

Esta é a luminosidade experimentada por alguém que esteja à sombra de uma árvore, com óculos de sol, num dia de verão solarengo.

Outros cientistas, como Padmaja Sankaridurg, do Holden Vision Institute, em Sydney, na Australia, estão a estudar abordagens baseadas no desenvolvimento de óculos ou lentes de contacto correctivas, cirurgias ou tratamentos farmacêuticos baseados no uso de atropina.

“Queremos fazer uma abordagem holística, global, ao problema da miopia”, diz Sankaridurg.

Mas nada parece poder ultrapassar a simplicidade de mandar as crianças brincar lá para fora.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …