Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada.

Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista especializada Geophysical Research Letters, sugere que o reservatório pode ter o potencial de um recurso energético inexplorado ou de uma ameaça de gás de efeito estufa.

O metano e o dióxido de carbono podem ficar presos nos bolsos do fundo do mar durante um processo chamado rift, pelo qual a crosta se separa devido à atividade térmica à medida que o magma quente escoa das áreas próximas. Como os dois gases escapam do magma ou são produzidos por interações entre organismos microbianos e sedimentos ricos em orgânicos que se encontram com a água, podem ficar presos em sedimentos impermeáveis ​​como a argila.

Uma análise dos dados sugere que o reservatório pode ser tapado por hidrato de metano ou gelo que contem metano.

Se o reservatório tiver metano, este gás poderia servir como um potencial de energia. O Japão tornou-se o primeiro a extrair metano dos depósitos offshore de hidrato de metano em 2013 e, desde então, o Departamento de Energia dos EUA fez dos esforços científicos em torno dos hidratos de gás uma prioridade para possíveis recursos recuperáveis.

Como alternativa, se o reservatório abrigar dióxido de carbono (ou metano), isso representa o potencial de uma ameaça de gás de efeito estufa. O carbono atmosférico é uma causa que contribui para a mudança climática global e, de acordo com uma análise recém-divulgada pela NOAA, os níveis de carbono são mais altos do que em qualquer ponto dos últimos 800 mil anos.

“Embora muitas pessoas se concentrem nos gases de efeito estufa produzidos por seres humanos, também existe uma enorme variedade de fontes naturais“, disse o autor do estudo, Takeshi Tsuji, da Universidade de Kyushu, em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “Reservatórios de gás em grande escala ao longo de um eixo de uma fenda podem representar outra fonte de gases de efeito estufa na qual precisamos de manter os nossos olhos. Ou podem tornar-se num recurso natural significativo”.

Takeshi Tsuji / Kyushu University

O reservatório pode ser visto neste mapa bidimensional de velocidade sísmica

Para encontrar o reservatório, os investigadores implantaram um dispositivo acústico rebocado por um barco para ver como as estruturas geológicas refletem as ondas de pressão sísmica. A partir desses dados, criaram um mapa bidimensional de alta resolução que mostrava onde as ondas de pressão viajam pelo solo.

Os cientistas podem estimar a velocidade à medida que se movem pelo solo, permitindo determinar a localização e a saturação dos reservatórios subterrâneos de gás.

“Zonas como a que investigamos não são incomuns ao longo de fendas, por isso espero que reservatórios semelhantes possam existir noutras partes da costa de Okinawa, além de outras bacias continentais cobertas por sedimentos ao redor do mundo”, explicou Tsuji, acrescentando que outros reservatórios podem estar à espreita abaixo da superfície do oceano em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …