Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada.

Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista especializada Geophysical Research Letters, sugere que o reservatório pode ter o potencial de um recurso energético inexplorado ou de uma ameaça de gás de efeito estufa.

O metano e o dióxido de carbono podem ficar presos nos bolsos do fundo do mar durante um processo chamado rift, pelo qual a crosta se separa devido à atividade térmica à medida que o magma quente escoa das áreas próximas. Como os dois gases escapam do magma ou são produzidos por interações entre organismos microbianos e sedimentos ricos em orgânicos que se encontram com a água, podem ficar presos em sedimentos impermeáveis ​​como a argila.

Uma análise dos dados sugere que o reservatório pode ser tapado por hidrato de metano ou gelo que contem metano.

Se o reservatório tiver metano, este gás poderia servir como um potencial de energia. O Japão tornou-se o primeiro a extrair metano dos depósitos offshore de hidrato de metano em 2013 e, desde então, o Departamento de Energia dos EUA fez dos esforços científicos em torno dos hidratos de gás uma prioridade para possíveis recursos recuperáveis.

Como alternativa, se o reservatório abrigar dióxido de carbono (ou metano), isso representa o potencial de uma ameaça de gás de efeito estufa. O carbono atmosférico é uma causa que contribui para a mudança climática global e, de acordo com uma análise recém-divulgada pela NOAA, os níveis de carbono são mais altos do que em qualquer ponto dos últimos 800 mil anos.

“Embora muitas pessoas se concentrem nos gases de efeito estufa produzidos por seres humanos, também existe uma enorme variedade de fontes naturais“, disse o autor do estudo, Takeshi Tsuji, da Universidade de Kyushu, em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “Reservatórios de gás em grande escala ao longo de um eixo de uma fenda podem representar outra fonte de gases de efeito estufa na qual precisamos de manter os nossos olhos. Ou podem tornar-se num recurso natural significativo”.

Takeshi Tsuji / Kyushu University

O reservatório pode ser visto neste mapa bidimensional de velocidade sísmica

Para encontrar o reservatório, os investigadores implantaram um dispositivo acústico rebocado por um barco para ver como as estruturas geológicas refletem as ondas de pressão sísmica. A partir desses dados, criaram um mapa bidimensional de alta resolução que mostrava onde as ondas de pressão viajam pelo solo.

Os cientistas podem estimar a velocidade à medida que se movem pelo solo, permitindo determinar a localização e a saturação dos reservatórios subterrâneos de gás.

“Zonas como a que investigamos não são incomuns ao longo de fendas, por isso espero que reservatórios semelhantes possam existir noutras partes da costa de Okinawa, além de outras bacias continentais cobertas por sedimentos ao redor do mundo”, explicou Tsuji, acrescentando que outros reservatórios podem estar à espreita abaixo da superfície do oceano em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …