Há um novo vírus a infetar pessoas na China (e pode espalhar-se pelo mundo)

Um novo vírus foi descoberto a infetar pessoas na China e pode estar a ser transmitido por carrapatos. Para já, ainda só foi encontrada em região chinesa mas pode espalhar-se pelo resto do mundo.

Investigadores apelidaram o vírus de “vírus Alongshan”, em honra da cidade no nordeste da China onde foi descoberto pela primeira vez, de acordo com o relatório, publicado no New England Journal of Medicine. Nos seres humanos, o vírus está ligado a uma série de sintomas, incluindo febre, dor de cabeça e fadiga e, em alguns casos, náuseas, erupções cutâneas e até mesmo coma.

O vírus foi identificado, pela primeira vez, num agricultor de 42 anos que ficou misteriosamente doente com febre, dor de cabeça e náusea. Visitou um hospital na região da Mongólia Interior em abril de 2017. O agricultor também relatou uma história de picadas de carrapatos.

No início, os médicos pensaram que o paciente estava infetado com o vírus da encefalite transmitida por carrapatos (TBEV), outro vírus que é transmitido por carrapatos e é endémico para a região. Mas o resultado do teste foi negativo, levando os investigadores a procurar outras causas.

Outras investigações revelaram que o paciente estava infetado com um vírus que é geneticamente distinto de outros vírus conhecidos, segundo o relatório. Depois de identificar o vírus, os cientistas começaram a examinar amostras de sangue de outros pacientes que visitaram o hospital com sintomas semelhantes e relataram uma história de picadas de carrapatos.

Os investigadores descobriram que, dos 374 pacientes que visitaram o hospital nos cinco meses seguintes e preencheram este critério, 86 pacientes estavam infetados com o vírus Alongshan. Quase todos os pacientes eram agricultores ou trabalhadores florestais, segundo o relatório.

Quando os investigadores testaram carrapatos e mosquitos na região, descobriram que o vírus estava presente em ambos os insetos, de acordo com o Live Science.

Os investigadores suspeitam que o vírus é transmitido pelo carrapato taiga (Ixodes persulcatus), encontrado em partes da Europa Oriental e da Ásia, incluindo China, Coreia, Japão, Mongólia e Rússia. Ainda assim, o estudo não consegue provar que o carrapato transmite a doença e não pode descartar a possibilidade de mosquitos estarem a transmitir a doença.

Laura Goodman, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, considerou o novo trabalho um “excelente estudo”, mas disse que deixa algumas perguntas sem resposta. “Até que possamos realmente saber a resposta para essas pergunta, não podemos confirmar totalmente o potencial alcance geográfico” do vírus, disse Goodman à Live Science.

Ainda assim, os cientistas caraterizaram todo o genoma do vírus Alongshan e essa informação ajudará na vigilância mais ampla do vírus. O vírus Alongshan pertence a uma família de vírus chamada Flaviviridae, a mesma família que inclui o TBEV, assim como vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, vírus do Nilo Ocidental e vírus Zika. O vírus Alongshan é intimamente relacionado a outro vírus transmitido por carrapatos, chamado vírus do carrapato Jingmen, descoberto em 2014.

No novo estudo, todos os 86 pacientes foram tratados com base nos seus sintomas com uma combinação de um medicamento antiviral e antibiótico. Os sintomas desapareceram em 6 a 8 dias de tratamento. Os pacientes passaram uma média de 10 a 14 dias no hospital e todos os pacientes acabaram por recuperar sem complicações.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP, boa tarde.
    No 2o parágrafo, deverá constar “(…) em honra (…)”, em vez de “em hora”. 🙂
    Cordiais cumps., Maria João

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …