Há um homem de certa idade que controla isto tudo

O homem chama-se Stirling Gravitas. É um ás do bilhar, do casino e do xadrez, domestica leões, conduz orquestras –  e até manda calar bebés chorões!

Stirling Gravitás é um homem de certa idade que controla todos os aspectos da sua vida – e nem sequer é dono de um império financeiro.

E mesmo aquele pequeno problema que alguns homens de certa idade às vezes têm, nem isso incomoda Stirling Gravitas. Porque o Homem de Certa Idade que Controla a sua Vida até isso consegue controlar…

Com a nova campanha “Control”, a farmacêutica TENA Men pretende desmistificar o estigma da incontinência urinária e sensibilizar-nos, de uma forma divertida, para a incidência do problema na população masculina.

O estigma associado à incontinência urinária impede muitas vezes o homem de procurar assistência médica e é muito mais comum do que se pensa – embora seja menos frequente do que na mulher. Podem ser afectados homens de todas as idades.

Segundo dados da TENA, a incidência da incontinência urinária nos homens de 50 anos comparada com mulheres da mesma idade é menor, mas estima-se que mais de 190.000 homens sejam afectados por problemas urinários em Portugal.

A incidência masculina aumenta com a idade, mas não aumenta apenas em função da idade, estando directamente relacionada com outras enfermidades, como o inchaço da próstata, cancro da próstata e condições neurológicas como a doença de Parkinson e de Alzheimer.

Em menor extensão, a incidência da diabetes e de peso em excesso, assim como outros factores de risco, aumentam a incidência da incontinência urinária no homem.

Diagnóstico e tratamento

tratamentos simples sugeridos para utentes com uma incontinência sem complicações, ou seja, sem incontinência recorrente ou incontinência associada a dor, hematúria, infecção recorrente ou problemas de esvaziamento.

No caso dos homens com simples gotejamento pós-micção, que contece quando a bexiga não se esvazia completamente e continua a gotejar depois da micção, há exercícios para os músculos do pavimento pélvico que podem ajudar a minorar o problema.

Em casos de incontinência urinária de esforço ou de urgência, normalmente associados a problemas na próstata, deve ser elaborado um historial para determinar a natureza da incontinência, tomando nota de quaisquer cirurgias anteriores, e de outras enfermidades ou medicações.

A qualidade de vida deve também ser avaliada, para determinar o impacto da incontinência no indivíduo e ao mesmo tempo avaliar a mobilidade e o acesso ao WC.

TENA Men

Stirling Gravitas, o homem de certa idade que controla isto tudo

Stirling Gravitas, o homem de certa idade que controla isto tudo

Alguns indivíduos apenas perderão uma pequena quantidade de urina esporadicamente, possivelmente durante um curto período de tempo, enquanto outros poderão perder urina constantemente e por longos períodos de tempo.

Um aspecto importante no controlo da incontinência urinária é rever o estilo de vida quanto à ingestão de alimentos e de líquidos, redução do peso e do redução ou cessação do consumo de tabaco.

As pessoas com excesso de peso têm uma maior pressão abdominal. Os fumadores tossem mais, o que pode resultar numa maior incidência de perdas de urina.

Alguns conselhos simples podem ajudar a diminuir drasticamente o problema:não ingerir líquidos em demasia nem insuficientemente, evitar a cafeína e bebidas gaseificadas, que podem irritar a bexiga, e bebidas alcoólicas.

Porque qualquer homem, mesmo que não seja Stirling Gravitas, pode controlar certos aspectos da sua vida.

AEIOU / TENA

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …