Há um elevado risco de atentado terrorista em Espanha

interior_gob_es / Flickr

 Jorge Fernandez Diaz, ministro do Interior de Espanha

Jorge Fernandez Diaz, ministro do Interior de Espanha

O ministro do Interior espanhol afirma que “há um elevado risco de ataque terrorista” em Espanha e que o país se encontra em nível 4 de alerta, o mais alto desde os atentados de 2004.

“Estamos no nível de alerta máximo desde os atentados de 11 de março de 2004 em Madrid”, que causou 191 mortes e 2.000 feridos, afirmou Jorge Fernandez Diaz, numa entrevista hoje publicada no diário conservador ABC.

O ministro afirmou não querer gerar o pânico, mas explicou que “o nível de alerta quatro, numa escala de cinco, corresponde a uma realidade”.

“Isto significa que há um alto risco de ataques terroristas e temos o dever de agir em conformidade, incluindo informar a opinião pública”, disse.

Em Espanha, disse, o número de pessoas que se juntou ao autodenominado grupo do Estado Islâmico (EI) é relativamente baixo, na ordem das 116, acrescentando que foram registados 16 regressos.

O ministro lembrou que o chefe do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, apelou aos ‘jihadistas’ para que realizem ataques onde quer que estejam, invocando o aniversário da proclamação do Califado Islâmico.

Jorge Fernandez Diaz adiantou que há uma “série de atividades em redes sociais”, sem querer dar detalhes.

O ministro também mencionou o aparecimento de “um novo risco”, “o do terrorista frustrado, que completou o seu processo de radicalização, mas não pode partir para uma zona de conflito, tendo de permanecer no seu país”.

“Este é um risco potencial que nós detetamos em Espanha”, disse à ABC.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.