/

Há um dia, uma hora e uma altura certas para voar mais barato

O site de viagens Momondo analisou 7,5 mil milhões de preços de bilhetes nas 100 rotas mais procuradas pelos seus utilizadores e descobriu que há um dia da semana e uma hora do dia para voar mais barato – e uma altura certa para fazer a reserva do bilhete ao melhor preço.

Quantas vezes já lhe aconteceu decidir que é altura de gozar umas merecidas férias e reparar que a sua carteira começa logo a tremer?

Quando pensamos nos gastos daquela viagem com que sempre sonhámos, importa logo encontrar soluções para evitar ter o cartão de crédito a “negativos” no regresso a casa.

Muitas vezes, a solução encontrada é entrar num rigoroso plano de poupança: privamo-nos de ir jantar fora (a menos que tenhamos um grande vale de desconto), levamos o almoço para o trabalho e fazemos compras nos dias em que o supermercado oferece promoções.

Nos casos mais extremos, minimizamos o consumo de água e electricidade, compramos roupa em segunda mão ou nos saldos dos saldos e adiamos obras em casa.

Mas por muito que seja positivo poupar o máximo e ser ponderado nos gastos, há formas mais fáceis de levar a família de férias sem a levar também à ruína.

Que tal, simplesmente, encontrar as viagens a um preço mais em conta? Porque não poupa precisamente no preço do bilhete?

Hoje em dia há opções de viagem para todos os orçamentos, e formas mais baratas de viajar para qualquer parte do mundo.

O site de pesquisa de viagens Momondo realizou um estudo para identificar os factores essenciais para poupar nos bilhetes de avião e encontrar voos mais baratos.

No referido estudo, foram analisados mais de 7,5 mil milhões de preços, nas 100 rotas mais populares entre os utilizadores do site.

Da análise resultaram conclusões inesperadas, que a Momondo partilhou com o AEIOU na infografia abaixo, e que se traduzem em três importantes conselhos: há um dia, uma hora e uma altura certas para voar mais barato.

As conclusões

Há uma altura certa para fazer a reserva dos bilhetes. Segundo o estudo da Momondo, é possível economizar quase 30% do valor do voo se comprar o bilhete com pelo menos 53 dias de antecedência.

Obviamente, a pior altura para comprar o bilhete é o próprio dia da viagem, momento em que os preços são mais altos.

Há também um dia certo para voar. Se optar por viajar durante a semana, especialmente às terças-feiras, pode poupar até 13% no preço dos bilhetes.

O pior dia para voar é o sábado.

Na hora de economizar, a hora do dia também conta. Se voar durante o dia, o seu bilhete é mais caro.

Segundo o estudo da Momondo, se escolher voar durante a noite, pode poupar até 6% no preço do bilhete.

Esticando as conclusões do estudo, poder-se-ia dizer que se fizermos uma reserva com 53 dias de antecedência para uma terça-feira à noite, conseguimos um desconto de 48% – um bilhete quase a metade do preço.

As poupanças poderão não ser cumulativas, mas além destas conclusões, a Momondo oferece ainda no seu site outras formas de poupar no preço das viagens: por exemplo, uma ferramenta que analisa o histórico de preços dos voos na rota escolhida, e sugere a melhor época do ano, o aeroporto mais barato e até a companhia aérea que oferece os melhores preços.

Assim sendo, relaxe um pouco nas poupanças e vá jantar fora esta noite, porque na altura de ir de férias não faltarão formas de poupar no preço do bilhete.

Desde que escolha uma terça-feira.

AEIOU / Momondo

Infografia: estudo anual da Momondo sobre tarifas de viagens aéreas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.