Há um desenho secreto oculto numa obra-prima de Leonardo da Vinci

Uma análise de uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci revelou detalhes de uma composição escondida sob a pintura.

Especialistas encontraram projetos iniciais para o anjo e o menino Jesus sob a superfície da pintura Virgem das Rochas. Os desenhos são significativamente diferentes da pintura final, que está exposta na National Gallery, em Londres.

Os traços ocultos foram revelados usando um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiperespectrais. Uma descoberta anterior, de 2005, revelou que a postura da Virgem tinha sido alterada, mas havia apenas indícios das outras figuras.

De acordo com o chefe de conservação da National Gallery, Larry Keith, as descobertas “dão uma nova visão sobre a forma como Da Vinci estava a pensar”. A investigação revela que o anjo e o Cristo bebé foram originalmente posicionados mais acima no desenho, com o primeiro voltado para fora e olhando para baixo. Não se sabe, porém, por que razão Leonardo abandonou a sua composição original.

Keith disse à BBC que a descoberta encaixa-se “numa narrativa mais ampla sobre o pintor como um artista que estava sempre a mudar, a ajustar e a rever as suas pinturas”.

Já Marika Spring, chefe de ciência da National Gallery, disse que, “em 2005, a figura da Virgem ficou muito clara. Desta vez pudemos ver um anjo e um menino Jesus que não era possível ver antes. Podíamos ver algumas linhas, mas não conseguíamos ver o que era”. “Conseguimos ver parte da composição e agora temos muito mais compreensão sobre todo o arranjo do grupo”, disse Keith.

Leonardo da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483. O seu título completo é “A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo”.

Uma versão diferente da pintura está no museu do Louvre, em Paris. As duas versões foram reunidas para uma exposição em 2011.

A Virgem das Rochas será o foco de uma exposição “imersiva” ainda este ano, que investigará a pintura “e a mente inventiva que a criou”. A exposição vai estar aberta ao público de 9 de novembro a 12 de janeiro, na National Gallery, no centro de Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …