Há um desenho secreto oculto numa obra-prima de Leonardo da Vinci

Uma análise de uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci revelou detalhes de uma composição escondida sob a pintura.

Especialistas encontraram projetos iniciais para o anjo e o menino Jesus sob a superfície da pintura Virgem das Rochas. Os desenhos são significativamente diferentes da pintura final, que está exposta na National Gallery, em Londres.

Os traços ocultos foram revelados usando um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiperespectrais. Uma descoberta anterior, de 2005, revelou que a postura da Virgem tinha sido alterada, mas havia apenas indícios das outras figuras.

De acordo com o chefe de conservação da National Gallery, Larry Keith, as descobertas “dão uma nova visão sobre a forma como Da Vinci estava a pensar”. A investigação revela que o anjo e o Cristo bebé foram originalmente posicionados mais acima no desenho, com o primeiro voltado para fora e olhando para baixo. Não se sabe, porém, por que razão Leonardo abandonou a sua composição original.

Keith disse à BBC que a descoberta encaixa-se “numa narrativa mais ampla sobre o pintor como um artista que estava sempre a mudar, a ajustar e a rever as suas pinturas”.

Já Marika Spring, chefe de ciência da National Gallery, disse que, “em 2005, a figura da Virgem ficou muito clara. Desta vez pudemos ver um anjo e um menino Jesus que não era possível ver antes. Podíamos ver algumas linhas, mas não conseguíamos ver o que era”. “Conseguimos ver parte da composição e agora temos muito mais compreensão sobre todo o arranjo do grupo”, disse Keith.

Leonardo da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483. O seu título completo é “A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo”.

Uma versão diferente da pintura está no museu do Louvre, em Paris. As duas versões foram reunidas para uma exposição em 2011.

A Virgem das Rochas será o foco de uma exposição “imersiva” ainda este ano, que investigará a pintura “e a mente inventiva que a criou”. A exposição vai estar aberta ao público de 9 de novembro a 12 de janeiro, na National Gallery, no centro de Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …