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Há um desenho secreto oculto numa obra-prima de Leonardo da Vinci

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Uma análise de uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci revelou detalhes de uma composição escondida sob a pintura.

Especialistas encontraram projetos iniciais para o anjo e o menino Jesus sob a superfície da pintura Virgem das Rochas. Os desenhos são significativamente diferentes da pintura final, que está exposta na National Gallery, em Londres.

Os traços ocultos foram revelados usando um sistema de raio-X e imagens infravermelhas e hiperespectrais. Uma descoberta anterior, de 2005, revelou que a postura da Virgem tinha sido alterada, mas havia apenas indícios das outras figuras.

De acordo com o chefe de conservação da National Gallery, Larry Keith, as descobertas “dão uma nova visão sobre a forma como Da Vinci estava a pensar”. A investigação revela que o anjo e o Cristo bebé foram originalmente posicionados mais acima no desenho, com o primeiro voltado para fora e olhando para baixo. Não se sabe, porém, por que razão Leonardo abandonou a sua composição original.

Keith disse à BBC que a descoberta encaixa-se “numa narrativa mais ampla sobre o pintor como um artista que estava sempre a mudar, a ajustar e a rever as suas pinturas”.

Já Marika Spring, chefe de ciência da National Gallery, disse que, “em 2005, a figura da Virgem ficou muito clara. Desta vez pudemos ver um anjo e um menino Jesus que não era possível ver antes. Podíamos ver algumas linhas, mas não conseguíamos ver o que era”. “Conseguimos ver parte da composição e agora temos muito mais compreensão sobre todo o arranjo do grupo”, disse Keith.

Leonardo da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483. O seu título completo é “A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo”.

Uma versão diferente da pintura está no museu do Louvre, em Paris. As duas versões foram reunidas para uma exposição em 2011.

A Virgem das Rochas será o foco de uma exposição “imersiva” ainda este ano, que investigará a pintura “e a mente inventiva que a criou”. A exposição vai estar aberta ao público de 9 de novembro a 12 de janeiro, na National Gallery, no centro de Londres.

ZAP //

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