Quadro de Da Vinci pode ter uma mensagem escondida sobre a origem da Terra

(dr) National Gallery

O poeta e crítico cultural americano Kelly Grovier descobriu um pormenor nas obras de Da Vinci que pode levar a reconsiderar a origem e evolução da Terra – uma árvore.

Kelly Grovier descobriu um pormenor em comum nas duas versões do quadro da Virgem do Rochedo, de Leonardo Da Vinci: uma árvore.

“Aparece abaixo da mão de Maria, ligeiramente transformada de versão para versão. As folhas onduladas da árvore aparentemente inofensiva são moldadas de tal forma que sobressaem precisamente os contornos de uma concha de vieira aberta”, escreve o poeta e crítico cultural americano na BBC. Para Grovier, mais do que um elemento artístico, esta árvore pode ser uma pista que leva a reconsiderar a evolução e origem do planeta Terra.

O crítico chama a atenção para as duas versões da pintura, criada entre 1483 e 1508, sendo que uma se encontra no museu Louvre, em Paris e a outra pode ser encontrada no The National Gallery, em Londres.

A primeira a ser concluída por volta do ano de 1486, tendo a segunda versão sido terminada em 1508. O detalhe leva a desafiar “a conceção da Igreja sobre a criação do mundo”, defende Grovier. As diferenças de cor das duas versões saltam à vista, fora isso ambas partilham a mesma composição e os mesmos elementos.

(dr) Louvre

A primeira versão no museu Louvre, em Paris

Por detrás do significado do quadro, explica o Observador, está uma tradição criada pelo povo que diz que Jesus e o profeta João Batista se encontram por acaso quando ainda são crianças que fugiam do Massacre dos Inocentes, a execução de todas as crianças do sexo masculino ordenada por Herodes, o Grande.

Agrupados na pintura, as quatro figuras da obra (Jesus, João, Maria e Uriel) aparecem encostadas a um conjunto irregular de rochas elevadas.

Um outro pormenor destacado por Kelly Grovier é a tendência de Da Vinci para colocar elementos relacionados com a flora nas suas obras

Ao explorar os cadernos de notas do pintor, o especialista em arte acredita que “as folhas da árvore sejam idênticas aos raios encontrados dentro de uma concha de vieira — um símbolo associado não apenas a Maria, mas especificamente à doutrina da Imaculada Conceição.”

Grovier chama a atenção para outro pormenor com o objetivo de nos levar a compreender a sua lógica de interpretação: no centro das duas versões da obra, destaca-se uma joia polida na capa que Maria tem vestida. A pedra no meio dessa joia, que é rodeada por vinte diamantes, está relacionada com a palma da mão de Maria, levando a que desviemos o olhar diretamente das pérolas para a árvore que representa a concha de vieira aberta.

Além disto, na segunda versão do quadro da Virgem do Rochedo, Da Vinci acrescentou à figura de João uma cruz, que “amplifica o significado da árvore na narrativa da pintura que está em Londres. A colisão da cruz inclinada com a árvore, contra a qual parece descansar, representa o brutal aparafusamento das palmas das mãos de Cristo na cruz durante a crucificação.”

Kelly Grovier explica as implicâncias religiosas que podem surgir da interpretação da obra. “Ao ocultar nas suas pinturas uma alusão à alegação herética de que as conchas encontradas nas montanhas são evidência de que os ensinamentos da Igreja sobre a criação da Terra eram equivocados e supersticiosos, Leonardo deixou através da sua obra vulneráveis ​​às acusações de heresia.”

“A determinação de Leonardo de criar um símbolo tão subversivo sugere quão importante era testemunhar, de forma subtil, a beleza bela e blasfema da natureza. A vieira/palmeira, silenciosamente nas margens sombrias, transforma as obras-primas em reflexões subversivas sobre a evolução geológica da Terra”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Evolução da terra ainda terá alguma lógica mas não consigo perceber a mínima relação destas pinturas com a origem da terra!

  2. … tou farto de dizer ao pessoal como é que nasceu a terra … tava eu muito bem no eden … quando de repente dei um punzinho .. prontos e apareceu a terra …

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …