Quadro de Da Vinci pode ter uma mensagem escondida sobre a origem da Terra

(dr) National Gallery

O poeta e crítico cultural americano Kelly Grovier descobriu um pormenor nas obras de Da Vinci que pode levar a reconsiderar a origem e evolução da Terra – uma árvore.

Kelly Grovier descobriu um pormenor em comum nas duas versões do quadro da Virgem do Rochedo, de Leonardo Da Vinci: uma árvore.

“Aparece abaixo da mão de Maria, ligeiramente transformada de versão para versão. As folhas onduladas da árvore aparentemente inofensiva são moldadas de tal forma que sobressaem precisamente os contornos de uma concha de vieira aberta”, escreve o poeta e crítico cultural americano na BBC. Para Grovier, mais do que um elemento artístico, esta árvore pode ser uma pista que leva a reconsiderar a evolução e origem do planeta Terra.

O crítico chama a atenção para as duas versões da pintura, criada entre 1483 e 1508, sendo que uma se encontra no museu Louvre, em Paris e a outra pode ser encontrada no The National Gallery, em Londres.

A primeira a ser concluída por volta do ano de 1486, tendo a segunda versão sido terminada em 1508. O detalhe leva a desafiar “a conceção da Igreja sobre a criação do mundo”, defende Grovier. As diferenças de cor das duas versões saltam à vista, fora isso ambas partilham a mesma composição e os mesmos elementos.

(dr) Louvre

A primeira versão no museu Louvre, em Paris

Por detrás do significado do quadro, explica o Observador, está uma tradição criada pelo povo que diz que Jesus e o profeta João Batista se encontram por acaso quando ainda são crianças que fugiam do Massacre dos Inocentes, a execução de todas as crianças do sexo masculino ordenada por Herodes, o Grande.

Agrupados na pintura, as quatro figuras da obra (Jesus, João, Maria e Uriel) aparecem encostadas a um conjunto irregular de rochas elevadas.

Um outro pormenor destacado por Kelly Grovier é a tendência de Da Vinci para colocar elementos relacionados com a flora nas suas obras

Ao explorar os cadernos de notas do pintor, o especialista em arte acredita que “as folhas da árvore sejam idênticas aos raios encontrados dentro de uma concha de vieira — um símbolo associado não apenas a Maria, mas especificamente à doutrina da Imaculada Conceição.”

Grovier chama a atenção para outro pormenor com o objetivo de nos levar a compreender a sua lógica de interpretação: no centro das duas versões da obra, destaca-se uma joia polida na capa que Maria tem vestida. A pedra no meio dessa joia, que é rodeada por vinte diamantes, está relacionada com a palma da mão de Maria, levando a que desviemos o olhar diretamente das pérolas para a árvore que representa a concha de vieira aberta.

Além disto, na segunda versão do quadro da Virgem do Rochedo, Da Vinci acrescentou à figura de João uma cruz, que “amplifica o significado da árvore na narrativa da pintura que está em Londres. A colisão da cruz inclinada com a árvore, contra a qual parece descansar, representa o brutal aparafusamento das palmas das mãos de Cristo na cruz durante a crucificação.”

Kelly Grovier explica as implicâncias religiosas que podem surgir da interpretação da obra. “Ao ocultar nas suas pinturas uma alusão à alegação herética de que as conchas encontradas nas montanhas são evidência de que os ensinamentos da Igreja sobre a criação da Terra eram equivocados e supersticiosos, Leonardo deixou através da sua obra vulneráveis ​​às acusações de heresia.”

“A determinação de Leonardo de criar um símbolo tão subversivo sugere quão importante era testemunhar, de forma subtil, a beleza bela e blasfema da natureza. A vieira/palmeira, silenciosamente nas margens sombrias, transforma as obras-primas em reflexões subversivas sobre a evolução geológica da Terra”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Evolução da terra ainda terá alguma lógica mas não consigo perceber a mínima relação destas pinturas com a origem da terra!

  2. … tou farto de dizer ao pessoal como é que nasceu a terra … tava eu muito bem no eden … quando de repente dei um punzinho .. prontos e apareceu a terra …

RESPONDER

Estado é um dos clientes que podem ter de pagar para ter dinheiro nos bancos

Os bancos que não podem cobrar pelos depósitos de multinacionais ou empresas públicas, mas podem aplicar comissões apenas a instituições financeiras, como bancos ou seguradoras. Porém, de acordo com o jornal Público, há entidades do Estado …

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de "esquecer" idosos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe. Em resposta a questões da Lusa na …

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …