Quadro de Da Vinci pode ter uma mensagem escondida sobre a origem da Terra

(dr) National Gallery

O poeta e crítico cultural americano Kelly Grovier descobriu um pormenor nas obras de Da Vinci que pode levar a reconsiderar a origem e evolução da Terra – uma árvore.

Kelly Grovier descobriu um pormenor em comum nas duas versões do quadro da Virgem do Rochedo, de Leonardo Da Vinci: uma árvore.

“Aparece abaixo da mão de Maria, ligeiramente transformada de versão para versão. As folhas onduladas da árvore aparentemente inofensiva são moldadas de tal forma que sobressaem precisamente os contornos de uma concha de vieira aberta”, escreve o poeta e crítico cultural americano na BBC. Para Grovier, mais do que um elemento artístico, esta árvore pode ser uma pista que leva a reconsiderar a evolução e origem do planeta Terra.

O crítico chama a atenção para as duas versões da pintura, criada entre 1483 e 1508, sendo que uma se encontra no museu Louvre, em Paris e a outra pode ser encontrada no The National Gallery, em Londres.

A primeira a ser concluída por volta do ano de 1486, tendo a segunda versão sido terminada em 1508. O detalhe leva a desafiar “a conceção da Igreja sobre a criação do mundo”, defende Grovier. As diferenças de cor das duas versões saltam à vista, fora isso ambas partilham a mesma composição e os mesmos elementos.

(dr) Louvre

A primeira versão no museu Louvre, em Paris

Por detrás do significado do quadro, explica o Observador, está uma tradição criada pelo povo que diz que Jesus e o profeta João Batista se encontram por acaso quando ainda são crianças que fugiam do Massacre dos Inocentes, a execução de todas as crianças do sexo masculino ordenada por Herodes, o Grande.

Agrupados na pintura, as quatro figuras da obra (Jesus, João, Maria e Uriel) aparecem encostadas a um conjunto irregular de rochas elevadas.

Um outro pormenor destacado por Kelly Grovier é a tendência de Da Vinci para colocar elementos relacionados com a flora nas suas obras

Ao explorar os cadernos de notas do pintor, o especialista em arte acredita que “as folhas da árvore sejam idênticas aos raios encontrados dentro de uma concha de vieira — um símbolo associado não apenas a Maria, mas especificamente à doutrina da Imaculada Conceição.”

Grovier chama a atenção para outro pormenor com o objetivo de nos levar a compreender a sua lógica de interpretação: no centro das duas versões da obra, destaca-se uma joia polida na capa que Maria tem vestida. A pedra no meio dessa joia, que é rodeada por vinte diamantes, está relacionada com a palma da mão de Maria, levando a que desviemos o olhar diretamente das pérolas para a árvore que representa a concha de vieira aberta.

Além disto, na segunda versão do quadro da Virgem do Rochedo, Da Vinci acrescentou à figura de João uma cruz, que “amplifica o significado da árvore na narrativa da pintura que está em Londres. A colisão da cruz inclinada com a árvore, contra a qual parece descansar, representa o brutal aparafusamento das palmas das mãos de Cristo na cruz durante a crucificação.”

Kelly Grovier explica as implicâncias religiosas que podem surgir da interpretação da obra. “Ao ocultar nas suas pinturas uma alusão à alegação herética de que as conchas encontradas nas montanhas são evidência de que os ensinamentos da Igreja sobre a criação da Terra eram equivocados e supersticiosos, Leonardo deixou através da sua obra vulneráveis ​​às acusações de heresia.”

“A determinação de Leonardo de criar um símbolo tão subversivo sugere quão importante era testemunhar, de forma subtil, a beleza bela e blasfema da natureza. A vieira/palmeira, silenciosamente nas margens sombrias, transforma as obras-primas em reflexões subversivas sobre a evolução geológica da Terra”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Evolução da terra ainda terá alguma lógica mas não consigo perceber a mínima relação destas pinturas com a origem da terra!

  2. … tou farto de dizer ao pessoal como é que nasceu a terra … tava eu muito bem no eden … quando de repente dei um punzinho .. prontos e apareceu a terra …

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …