/

Há sete mil anos os europeus tinham pele escura e olhos azuis

Look Into My Eyes / Flickr

-

Uma exame de DNA feito a um caçador-colector que habitou na Europa há mais de 7 mil anos atrás indica que existe a possibilidade de ter olhos azuis e pele escura, uma combinação que praticamente desapareceu do continente nos milénios que se seguiram, revelaram cientistas.

A descoberta, publicada na edição desta semana da revista Nature, foi feita por cientistas dos Estados Unidos, da Europa e da Austrália. Os investigadores analisaram amostras genéticas extraídas de um dente de um homem encontrado numa caverna no norte de Espanha.

“Nós temos hoje o estereótipo de que os olhos azuis são encontrados apenas em pessoas de pele clara, mas este não é necessariamente o caso”, comentou Carles Lalueza-Fox, chefe da pesquisa, em entrevista por telefone à Associated Press.

Lalueza-Fox, que trabalha no Instituto de Biologia Evolucionária de Barcelona, afirma que a pele do homem seria provavelmente mais escura que a do europeu moderno e que os seus olhos provavelmente se pareciam com os dos actuais escandinavos.

O resultado dos exames de DNA leva a crer que a combinação de pele escura e olhos azuis, hoje atribuída a miscigenação entre europeus e africanos, pode ter sido um traço comum entre os caçadores-colectores da Europa ancestral, explicou o cientista.

ZAP / MA / AE / AP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.