Cientistas têm uma nova forma de detetar os esquivos e indescritíveis neutrinos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, acaba de apresentar um novo procedimento que pode ajudar a detetar os neutrinos de alta energia, raras partículas subatómicas até agora indescritíveis.

Os neutrinos têm sido uma “dor de cabeça” para a comunidade científica. Estas pequenas partículas subatómicas são tão pequenas que são capazes de passar através da matéria, a atmosfera, o corpo humano e até a Terra sem serem detetados.

Nos últimos anos, várias equipas de cientistas têm desenvolvido procedimentos para tentar detetar e descrever esta partícula, mas sem sucesso. Agora, uma equipa de cientistas de Ohio apresento um novo procedimento, baseado em ecos de radar, que pode ajudar a encontrar estas partículas esquivas.

“Estes neutrinos são partículas fundamentais que não entendemos”, começou por explicar Steven Prohira, um dos cientistas envolvido na nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Physical Review Letters.

“E os neutrinos de energia ultra alta podem dizer-nos coisas sobre grandes partes do Universo às quais não podemos aceder de outra forma. Precisamos de descobrir como é que podemos estudá-los. E é isso que este procedimento visa fazer”, continuou, citado em comunicado de imprensa da universidade norte-americana.

Os neutrinos de energia mais elevada têm uma maior probabilidade de colidir com os átomos e estas colisões podem causar uma cascata de partículas carregadas, como se de um “orvalho gigante” de partículas se tratasse, explicou Prohira.

E estas cascatas podem ser muito úteis: se os cientistas conseguirem detetar a cascata, podem então chegar à deteção de um neutrino, frisa a Europa Press.

Até agora, os cientistas não conseguiram detetar nenhum neutrino de alta energia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …

Supremo espanhol ordena libertação imediata dos nove políticos catalães

O Supremo Tribunal espanhol ordenou, esta quarta-feira, a libertação imediata dos nove líderes independentistas catalães condenados pela tentativa separatista de 2017, depois de o Governo ter concedido um indulto por "razões de utilidade pública". Segundo a …

Corona quer sair do FC Porto e tem uma escolha de eleição

Em final de contrato com o FC Porto, Jesús Corona olha para a porta de saída e vê no Sevilha a escolha de eleição para seguir a sua carreira. Jesús Corona termina contrato com o FC …

Índia alerta para variante Delta Plus, já presente em Portugal. É a chamada "mutação nepalesa"

A Índia alertou, esta terça-feira, para uma mutação da variante Delta, chamada Delta Plus, que já terá sido detetada em nove países, incluindo Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge confirma que se …

PS acusa Rui Rio de "incoerência" por criticar Governo após palavras de Merkel

Sobre as críticas de Angela Merkel subscritas por Rui Rio, Ana Catarina Mendes lembra que, "em maio, o PSD criticava o Governo por não ter ainda anunciado a abertura aos voos do Reino Unido". A líder …

Arqueólogos investigam mistério de túmulos reabertos há 1400 anos

Um novo estudo mostra que pessoas que viviam na Europa há cerca de 1400 anos tinham o hábito de reabrir túmulos e retirar de lá certos objetos, algo que os arqueólogos ainda estão a tentar …